Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google lança Health Studies, app que permite participar de estudos médicos

Por| 11 de Dezembro de 2020 às 15h40

Link copiado!

Solen Feyissa / Unsplash
Solen Feyissa / Unsplash

Você que acompanha as notícias sobre saúde no Canaltech já deve ter percebido que a tecnologia anda cada vez mais lado a lado com essa área, fortalecendo pesquisas e facilitando o quanto possível. Com isso, o Google lançou um aplicativo cujo foco é ajudar diretamente os estudos médicos. Trata-se do Health Studies, cuja ideia é permitiria que qualquer pessoa com um dispositivo Android consiga participar de estudos.

O primeiro estudo executado por meio do aplicativo analisará doenças respiratórias como a gripe e a COVID-19, e vai funcionar da seguinte maneira: os participantes do estudo usarão o aplicativo para relatar quaisquer sintomas respiratórios, os cuidados que estão tomando para prevenir doenças e se foram testados para COVID-19 ou gripe. O aplicativo irá coletar dados demográficos, como idade, sexo e raça também. A ideia é que os pesquisadores neste estudo possam examinar as tendências para compreender a ligação entre a mobilidade, como o número de viagens diárias que uma pessoa faz fora de casa, e a disseminação da COVID-19.

Então o aplicativo enviará dados para pesquisadores usando uma técnica que agrupa tendências agregadas de vários dispositivos, em vez de extrair informações de cada participante individualmente. Na prática, o Health Studies é semelhante ao Research da Apple, para dispositivos iOS, que no ano passado, lançou estudos sobre mobilidade e saúde do coração e audição. A Apple também permite que os pesquisadores criem seus próprios aplicativos para iPhone por meio de seu programa ResearchKit.

Continua após a publicidade

Para o primeiro estudo, o Google fez parceria com o Boston Children's Hospital e a Harvard Medical School. As instituições terão acesso apenas a dados estatísticos e os usuários terão total transparência sobre quais informações são compartilhadas.

"Com a COVID-19 emergindo ao lado de patógenos respiratórios sazonais, a pesquisa agora é mais necessária do que nunca para desenvolver tratamentos e estratégias mais eficazes", disse Dr. John Brownstein, professor da Harvard Medical School e Chief Innovation Officer do Boston Children's Hospital, segundo o blog do próprio Google. "O Health Studies fornece às pessoas uma maneira fácil e segura de participar de pesquisas médicas, enquanto permite que os pesquisadores descubram novos insights epidemiológicos sobre doenças respiratórias", acrescentou. O app se encontra na PlayStore — mas em inglês, apenas.

Fonte: Google Blog