Google iniciará testes com o Duplex, sua IA treinada para conversar ao telefone
Por Eduardo Hayashi |
Durante a conferência Google I/O, a gigante das buscas introduziu o seu novo sistema de atendimento telefônico que mesclará as funções do Google Assistente com a nova tecnologia de inteligência artificial. Trata-se do Duplex, uma solução que servirá tanto para tirar dúvidas sobre serviços quanto para realizar reservas em restaurantes e outros estabelecimentos, com a IA fazendo a ligação telefônica como se fosse uma pessoa. Porém, a companhia ainda não havia especificado na ocasião quando este sistema começaria a entrar em fase de testes.
Nesta quarta-feira (27), contudo, a Google informou que o Duplex será implementado experimentalmente em breve em com empresas parceiras e usuários selecionados nas cidades de Nova Iorque e São Fancisco, o que vai acontecer já nas próximas semanas.
Apesar de muitas possibilidades terem sido cogitadas para a ferramenta de atendimento com funções de IA, o Duplex executará apenas um número muito limitado de tarefas durante as suas primeiras interações com humanos, variando entre atividades como informar o horário comercial dos estabelecimentos e efetivar reservas em restaurantes.
Acontece que o Duplex foi tão bem construído que ele emula com toques de perfeição o compotamento de fala huaman. Por isso, a IA notificará quem atender à chamada, logo no início da ligação, que a pessoa está conversando com uma IA, e não com um ser humano, além de informar aos interlocutores que as conversas serão gravadas com o intuito de aprimorar o sistema de atendimento.
Devido às interações limitadas do sistema de IA, a Google também informou que em ocasiões em que um atendimento mais complexo for necessário, o Duplex informará ao cliente que encaminhará a ligação para um operador humano para concluir a tarefa.
O objetivo da Google com os primeiros testes do sistema de atendimento com tecnologia de IA é que cada uma das empresas parceiras criem suas próprias ideias e soluções a partir da ferramenta básica do Duplex, possibilitando assim que a companhia trabalhe em melhorias e na ampliação do sistema para que ele se torne mais amplo e completo ao longo do tempo.
É evidente que o assunto em questão desperte algumas preocupações relacionadas à possibilidade de as máquinas substituírem por completo os humanos em tais atividades, ainda que o projeto esteja em fase de testes e sem projeções para um forte modelo de negócios por parte da Google.
Fonte: Engadget