Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Fotos anuncia nova maneira de organizar e acessar fotos e vídeos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Março de 2022 às 16h15

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google Fotos em breve liberará a nova interface da aba Biblioteca para todos os usuários. Em anúncio feito na terça-feira (22), o Google pontuou as principais mudanças que devem embarcar no aplicativo nas próximas semanas, incluindo uma nova forma de pesquisar filtrar arquivos com base no armazenamento, compartilhamento de arquivos facilitado e mais.

Para quem acompanha o Canaltech, logo vai perceber que as alterações são bem parecidas com o vazamento de fevereiro. A aba Biblioteca aparece com filtros de pesquisa em cartões na parte superior, com opções “Todos”, “Seus álbuns”, “No dispositivo” e “Álbuns compartilhados” para agilizar as buscas por fotos e vídeos.

Abaixo, assim como na versão atual, são exibidos os álbuns e as pastas de mídias do usuário — todos ilustrados por prévias dos arquivos presentes. O catálogo pode ser exibido em grade, com pré-visualizações em tamanho grande, ou em lista.

Continua após a publicidade

O atalho para as seções da Biblioteca, que antes ficavam no topo da página, agora estão no final dela. Nesta área, foram adicionados os botões “Importar Fotos”, útil para copiar arquivos de outros backups de fotos e vídeos (como o iCloud), e a Pasta Trancada, em que estão as mídias protegidas por senha.

Nova aba “Compartilhar”

A guia vizinha “Compartilhar” também recebeu atenção do Google nesta atualização. O que antes era exibido numa lista simples (até demais, considerando as ferramentas do Fotos), agora está disposto de forma bem mais robusta e completa.

Boa parte da página foi retrabalhada com seções específicas para álbuns compartilhados, “conversas”, links compartilhados e mais. Além disso, os filtros que ficavam no topo da página sumiram, e deram espaço para um botão “Criar um novo álbum compartilhado”, facilitando o compartilhamento de arquivos com pessoas queridas.

Continua após a publicidade

Acabando com prints esquecidos

Sabe aqueles prints que você tira para mandar para alguém, mas acaba esquecendo de apagar depois? O Google vai passar a lembrar de deletá-los — ao menos, para quem tem um celular da linha Pixel. Capturas aparentemente esquecidas no armazenamento interno serão destacadas na aba Fotos.

Quando acontecer, um atalho para os arquivos será exibido logo abaixo das Recordações. É só tocar e verificar o que precisa ser apagado para poupar armazenamento.

Continua após a publicidade

De acordo com o Google, a atualização com as novidades da guia Compartilhar será liberada para todos ainda nesta semana — primeiro, para Android. As adições da aba Biblioteca ainda não tem previsão de lançamento, mas não deve demorar.