Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Fotos prepara sincronização também da pasta bloqueada

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Fevereiro de 2023 às 12h39

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O Google Fotos pode fazer uma modificação no recurso de pasta bloqueada por senha para permitir a realização de backups. O recurso impede o acesso de pessoas não autorizadas a imagens ou vídeos, mas deixava seus dados mais vulneráveis a perda, porque não permitia o salvamento das mídias na nuvem.

A versão mais recente do aplicativo traz alguns indícios de que será possível criar cópia de segurança dos seus arquivos. Uma página oculta nas configurações do Google Fotos sugere uma maneira de salvar sua pasta secreta online.

Continua após a publicidade

O print de tela acima foi compartilhado no canal Google News no Telegram. É possível ver um botão de alternância que ativa a realização de backups da pasta trancada do Fotos na web.

Como ainda não está funcional, não é possível ter mais detalhes sobre o funcionamento. É provável que pouco mude para o usuário, com a única exigência de fazer a ativação manual nas configurações, mas talvez seja preciso digitar a senha ou usar biometria para acessar o backup na nuvem, assim como ocorre no celular.

Quando chega o backup de mídias protegidas do Google Fotos?

O local protegido foi propositalmente inserido para que mídias sensíveis não fossem exibidas na galeria do celular. Mas isso não significa que a pessoa queira se livrar daquele conteúdo, o que acontecia ao formatar o aparelho ou desinstalar o Fotos, porque aquela pasta se perdia junto do armazenamento local.

Continua após a publicidade

Na época, o Google avisou as pessoas sobre isso para ninguém ser pego de surpresa. O problema é que muita gente salva na pasta bloqueada e esquece disso, logo muitas fotos e vídeo são deletados involuntariamente.

Não existe uma previsão de quando a opção chegará aos telefones Android. Quando isso ocorrer, certamente haverá muita comemoração, porque as mídias do Google Fotos estarão seguras e disponíveis em qualquer momento para o usuário.

Recentemente, os desenvolvedores fizeram uma modificação para tornar o app menos preciso ao identificar locais de fotos. A medida permite bloquear as informações de geolocalização do aplicativo de câmera para não exibir mais dados do lugar onde foi feito o registro.

O Google Fotos também testou substituir o atalho do Google Lens por uma ferramenta de busca nativa. Em alguns celulares, o aplicativo substituiu o tradicional botão para as lentes inteligentes da companhia por um botão de pesquisa genérico.