Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Fotos experimenta novo atalho para pesquisas por pessoas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Dezembro de 2022 às 11h16

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

O Google Fotos testa substituir o atalho do Google Lens por uma ferramenta de busca nativa, relatam usuários. Em alguns celulares, o aplicativo substituiu o tradicional botão para as lentes inteligentes da companhia por um botão de pesquisa genérico que, de certa forma, é até mais útil.

Diferente do Google Lens, o novo mecanismo de busca do Google Fotos consegue reconhecer pessoas em fotos e apresentar outras capturas com aquele mesmo rosto. Apesar de a função não ser exatamente inédita (ela pode ser acessada pelo menu de três pontos do canto superior direito), o novo atalho para ela a tornará mais acessível e fácil de usar.

Continua após a publicidade

Porém, a integração com o Google Lens não foi totalmente removida — ao menos, nesse teste. Para acessar a ferramenta de busca da empresa, basta tocar em qualquer objeto ou produto contido na captura para fazer a pesquisa. Em vez de recorrer à função nativa do app, o Google Fotos vai encaminhar o usuário para as lentes inteligentes.

A novidade, portanto, é apenas a mudança de um dos atalhos do Google Fotos. Na prática, não há nenhuma alteração em funcionalidade (tampouco o Google quer aposentar o Lens), mas, sim, dar mais destaque à função de pesquisa do app de galeria. Supostamente, o botão novo deve tornar facilitar a pesquisa por fotos com os mesmos integrantes.

Mudança experimental

Dado o alcance limitado da alteração do atalho, é bastante provável que a mudança seja apenas um teste do Google. A empresa costuma fazer esse tipo de experimento antes de liberar qualquer alteração de forma definitiva, seja para encontrar bugs ou para captar a opinião da comunidade.

Continua após a publicidade

Se você foi um dos usuários selecionados para o teste, infelizmente não dá para voltar para a interface anterior. Apesar disso, nada garante que o atalho novo seja definitivo, portanto, por agora, resta apenas esperar por mais novidades.