Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Fotos será menos preciso ao determinar a localização de uma foto

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Dezembro de 2022 às 14h20

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google Fotos será menos preciso na hora de determinar de onde um clique foi feito, anunciou a Gigante das Pesquisas. Agora, se o usuário optar por não fornecer informações de geolocalização para o aplicativo de câmera, o app de galeria da companhia não mais utilizará dados de posicionamento registrados na conta para calcular a posição estimada do registro.

Normalmente, se o usuário não fornece informações de localização pelo app de câmera, o Fotos tenta deduzir a posição com detalhes da imagem (pontos turísticos e letreiros que aparecem no enquadramento) e com o histórico de localização associado à conta Google — basicamente, contornando a preferência da pessoa em não registrar detalhes.

Continua após a publicidade

A partir de agora, de acordo com um anúncio recente do Google, o Fotos não mais extrairá detalhes do histórico da conta e se apoiará apenas nos detalhes do registro para estimar a localização da foto. O método é significativamente menos preciso, já que deve recorrer ao mesmo algoritmo que alimenta o Google Lens, mas tende a preservar melhor a privacidade do usuário, uma vez que não acessa dados sensíveis sem necessidade.

“Estamos investindo mais em nossa capacidade de identificar pontos de referência e não usaremos mais o Histórico de localização para estimar locais para fotos novas e existentes no futuro”, esclareceu um porta-voz do Google ao site 9to5Google. “Você pode gerenciar facilmente suas configurações de localização a qualquer momento a partir do Google Fotos”, acrescentou.

Preservação de privacidade

Nos próximos meses, o aplicativo emitirá uma notificação para os usuários, questionando se desejam manter ou não as localizações estimadas de fotos e vídeos baseadas no histórico — se recusar, os dados de registros anteriores também serão apagados. A decisão poderá ser tomada até o dia 1° de maio de 2023 e, se ignorado até lá, o Google deletará as informações automaticamente.

Continua após a publicidade

Entretanto, se o cálculo de localização estimada ainda estiver habilitado no menu do Google Fotos (opção encontrada em Configurações do Google Fotos > Local > Fontes dos locais), os próximos registros terão posição associada com base no histórico da conta.

Nenhuma foto será apagada

Apesar de a mudança impactar todos os usuários do Google Fotos, fique tranquilo: nenhuma foto ou vídeo serão apagados no processo, tampouco o Histórico de Localização da conta Google será deletado. Para fazer essa varredura manualmente, você pode acessar os Controles de atividade da conta Google e gerenciar os locais pelos quais visitou (ou até desabilitar o recurso por completo).

Fonte: 9to5Google