Google Fotos desativa backup automático do WhatsApp, Messenger e outros

Por Claudio Yuge | 29 de Junho de 2020 às 22h40
Canaltech

Na semana passada, o site XDA Developers havia encontrado no código do Google Fotos indícios sobre a possibilidade do app desativar o backup automático de imagem e vídeo de apps de mensagens de várias plataformas, incluindo o WhatsApp e o Facebook Messenger, entre outros. Nesta segunda-feira (29), o próprio Google confirmou essa novidade.

“Devido ao COVID-19, as pessoas estão compartilhando mais fotos e vídeos. Para economizar recursos da Internet, o backup e a sincronização foram desativados para pastas de dispositivos criadas por aplicativos de mensagens como WhatsApp, Mensagens e Kik. A partir de hoje, você verá uma mensagem no aplicativo Google Fotos sobre essa alteração. Você pode alterar essa configuração a qualquer momento”, diz o anúncio na página de suporte da companhia de Mountain View. Vale destacar que medidas semelhantes já foram tomadas há meses pelo YouTube, pela Netflix e outros serviços de streaming.

Reprodução/Google Fotos

Isso significa que todas as imagens e vídeos armazenados nas pastas dos apps em seus dispositivos não serão mais enviadas sozinhas para o Google Fotos — muitos utilitários oferecem essa opção. A lista completa não está disponível na página da companhia, contudo, o pessoal do XDA Developers adiantou que traz os seguintes aplicativos:

A mudança parece ser temporária e, se preferir, você pode facilmente reverter a alteração manual para reativar os backups automáticos.

Fonte: Google   

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.