Publicidade

Cinco anos de Google Fotos em cinco momentos marcantes

Por| 28 de Junho de 2020 às 13h00

Link copiado!

Canaltech
Canaltech

Durante a Google I/O 2015, o Google Fotos era anunciado como um simples gerenciador de fotos. De lá para cá, muita coisa mudou: as pessoas envelheceram, a tecnologia evoluiu e o Fotos se tornou um dos principais serviços de compartilhamento e armazenamento de imagens disponível para Android e iOS.

Para comemorar os cinco anos de lançamento do Google Fotos, o Canaltech listou cinco momentos que marcaram a história do aplicativo até aqui. Confira abaixo.

Continua após a publicidade

1. Independência

O Google Fotos é um aplicativo independente para dispositivos Android, iOS e computador, mas nem sempre foi assim. Antes de seu lançamento, em 2015, ele era uma extensão do Google+ e permitia a visualização e o compartilhamento somente dentro da rede social.

Após a separação do Google+ — que foi encerrado oficialmente em 2019 —, o Google Fotos caiu nas graças do público e acumulou números expressivos: em apenas cinco meses, 100 milhões de usuários já usavam o app. Em 2017, o Fotos já contava com 500 milhões de usuários e mais de 1 bilhão de fotos e vídeos adicionados por dia.

Continua após a publicidade

2. Inteligência

Ao longo do tempo, o Google aprimorou sua tecnologia de Inteligência Artificial (IA) e passou a integrar o recurso aos seus serviços. O Google Fotos, por exemplo, passou a identificar e organizar a biblioteca de imagens por locais, pessoas ou coisas e também a sugerir fotos.

Além disso, com o lançamento do Google Assistente em 2016, foi possível visualizar as fotos no celular com apenas um comando de voz.

Continua após a publicidade

3. Praticidade

Há cinco anos, poucas pessoas imaginavam que hoje estaríamos pagando boletos com a câmera de um celular, não é mesmo? Mas, em 2017, o Google já dava os primeiros passos para os novos tempos integrando o Fotos ao Google Lens.

O Lens é um aplicativo baseado em IA e aprendizado de máquina (ML) que identifica a imagem e extrai informações dela. Por exemplo, através de uma foto, é possível selecionar números de telefone e endereços, além de identificar vestuários e objetos para descobrir em que lojas comprá-los.

Continua após a publicidade

4. Hello, Apple!

Outro grande marco do Google Fotos foi o lançamento para iPhone (iOS). Concorrente direto do iCloud, o app do Google oferece diversas vantagens em relação ao serviço da Apple, como armazenamento ilimitado para fotos, criação de álbuns automáticos e, principalmente, sincronização com outros dispositivos.

Na App Store, o Google Fotos é o app nº 4 na categoria de Foto e Vídeo, além de possuir uma avaliação de 4,8 de 5. Se você é usuário da Apple e ainda não experimentou o Google Fotos, baixe aqui.

Continua após a publicidade

5. 1bi

Como resultado de diversas implementações e acertos, o Google alcançou, em 2019, a marca de um bilhão de usuários. O app é o nono produto do Google a chegar neste número, juntando-se a Gmail, Chrome, Android, Drive, Play Store, YouTube, Mapas e Pesquisa.

David Lieb, diretor de produto do Google Fotos, disse em uma rede social que é difícil de acreditar que o aplicativo tenha chegado a cinco anos. "O que começou como uma simples ferramenta de gerenciamento de fotos se tornou o lar de mais de 1 bilhão de memórias das pessoas", complementa o executivo.

Continua após a publicidade

Novidades

Em comemoração aos cinco anos do Fotos, o Google anunciou na última quinta-feira (25) uma repaginada do app e trouxe uma série de ferramentas para aprimorar a visualização de fotos e vídeos — confira todas as novidades.

Tem algum recurso do Google Fotos que você não vive sem? Deixe seu comentário abaixo!