Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Fotos agora separa prints de recibos e outros documentos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Março de 2024 às 12h15

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Google

Uma nova atualização no Google Fotos facilita a vida de quem precisa encontrar prints, comprovantes e outros diversos documentos na galeria: o app agora possui uma aba chamada “Documentos”, que identifica automaticamente uma série de arquivos e os cataloga em diferentes categorias. 

O recurso foi originalmente anunciado em novembro do ano passado, mas só começou a aparecer nos celulares nesta semana. A novidade é aplicada automaticamente nas versões de Android e iOS, mas existe uma alternativa para desativá-la.

Ao todo, a aba engloba nove categorias:

Continua após a publicidade
  • Anotações;
  • Capturas de tela;
  • Documentos de identificação;
  • Formas de pagamento;
  • Informações sobre eventos;
  • Livros e revistas;
  • Receitas e cardápios;
  • Recibos;
  • Redes sociais.

Dessa forma, o Fotos agiliza a busca por um print específico, um comprovante de Pix ou um documento pessoal escaneado, por exemplo: basta abrir a pesquisa do app, tocar na aba e escolher a categoria desejada. Além disso, ao abrir uma imagem que faz parte de alguma das categorias, o app exibe uma etiqueta informando-a no canto superior esquerdo da tela.

Nos testes feitos pelo Canaltech, o recurso funcionou bem para definir os arquivos presentes em cada opção, principalmente documentos de identificação, cardápios e recibos. A única seção que ficou um pouco inconsistente foi a de informações sobre eventos, que exibia algumas imagens que fugiam da proposta, como tabelas e prints sem contexto. 

Continua após a publicidade

A mudança deixa a pesquisa do aplicativo ainda mais completa graças aos recursos de identificação. Vale lembrar que a galeria do Google já permite filtrar pesquisas por pessoas, animais, localizações e outras categorias, como paisagens e objetos.

Como buscar documentos específicos no Google Fotos

Siga estes passos para usar a novidade:

  1. Abra o Google Fotos no celular;
  2. Toque no ícone de pesquisa;
  3. Localize a aba “Documentos” e toque em “Ver tudo”;
  4. Escolha uma categoria para ver os resultados correspondentes.
Continua após a publicidade

Para desativar a função, siga estes passos:

  1. Abra a tela de documentos;
  2. Acesse uma categoria;
  3. Ative a opção "Arquivar após 30 dias".

Disponibilidade

Continua após a publicidade

O recurso está disponível no aplicativo para celulares do Fotos a partir das versões 6.74, no Android, e 6.107.3, no iOS — se ainda não chegou por aí, o ideal é manter o app atualizado para recebê-lo. Até o momento, não está disponível na versão para navegadores.