SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Google Fotos vai agrupar imagens parecidas no Android e no iOS

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Novembro de 2023 às 11h59

Link copiado!

Imagem: Lucas Wetten (Canaltech)
Imagem: Lucas Wetten (Canaltech)

O Google Fotos anunciou a liberação do Photo Stacks, recurso que reúne imagens similares em uma miniatura dentro da biblioteca. A novidade começou a ser distribuída na última quarta (15) nos apps para Android e iOS. O recurso chegou no começo da semana para donos de Pixel 8 e agora é disponibilizado para todo o público. A atualização do aplicativo é lançada de forma gradual e pode demorar um pouco para aparecer para todas as pessoas.

O Photo Stacks utiliza IA para identificar e agrupar fotos semelhantes e tiradas dentro de um curto período de tempo, com o objetivo de organizar a galeria e facilitar a visualização das memórias recentes.

Como funciona o Photo Stacks

Continua após a publicidade

Segundo o Google, cerca de um terço das galerias de fotos é ocupado por imagens parecidas — em especial aquelas tentativas seguidas de registrar um encontro entre amigos ou capturar o melhor momento de um pôr do Sol.

O Photo Stacks possibilita reunir esses múltiplos cliques dentro de uma miniatura com a exibição da “melhor escolha”. É possível acessar essa coleção, excluir imagens específicas, retirar fotos da “pilha” e alterar a opção indicada pela IA como a melhor do conjunto.

O recurso só funciona para as imagens salvas no backup do Google Fotos (ou seja, não funciona para arquivos armazenados apenas no celular). Além disso, o Photo Stacks não é instantâneo, portanto o agrupamento das fotos não aparece imediatamente após os registros e leva alguns minutos para processar os cliques mais recentes.

Continua após a publicidade

Pilhas de fotos parecidas

A função visa ajudar na organização da galeria e minimizar a exibição de fotos muito parecidas para oferecer uma melhor experiência de navegação pelo app. Segundo o Google, até 100 imagens podem ser agrupadas com o novo recurso.

O empilhamento não reduz o espaço ocupado pelos arquivos no armazenamento da conta Google. No entanto, o Photo Stacks pode ser usado para identificar as imagens repetidas e facilitar a liberação de espaço.

Como habilitar o Photo Stacks

Continua após a publicidade

O Photo Stacks pode ser habilitado dentro das preferências de uso do Google Fotos. Para isso, faça assim:

  1. Toque no ícone de perfil;
  2. Acesse Configurações do Fotos > Preferências;
  3. Acione a função.

Na versão 6.61 do Google Fotos para Android testada pelo Canaltech, o recurso ainda não estava disponível.

Identificação de documentos e capturas de tela

Continua após a publicidade

Além do Photo Stacks, o Google Fotos ganhou outro recurso com aplicação de IA para facilitar a organização de documentos e capturas de tela.

A novidade permite categorizar automaticamente esses arquivos e apresentar álbuns dedicados como “documentos de identificação”, “receitas” ou “informações de eventos” para o rápido acesso.

Também é possível definir lembretes na agenda a partir dessas imagens. A função possibilita, por exemplo, marcar uma data para revisitar a captura de tela de um ingresso em um dia próximo ao evento.

Continua após a publicidade

O recurso conta também com uma opção para arquivar automaticamente as capturas de tela e documentos após 30 dias, o que oculta os arquivos da galeria principal, mas mantém o acesso através dos álbuns dedicados.