Publicidade

Google Fotos agora é capaz de reconhecer pessoas de costas

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  |  • 

Compartilhe:
Caio Carvalho/Canaltech
Caio Carvalho/Canaltech

O Google Fotos ganhou melhorias na função de agrupamento por reconhecimento facial — aquela que permite ao app gerenciar galerias com base nas pessoas que aparecem nas imagens. Mas o que chamou atenção de fato na novidade, que chegou de forma completamente silenciosa, é que o aplicativo agora também conseque identificar pessoas mesmo que elas estejam de costas ou pouco visíveis na foto.

Descoberta por acaso

A descoberta foi feita pela jornalista Rita El Khoury, do site Android Authority. Ela percebeu que a plataforma conseguiu identificar seu marido em um registro no qual ele aparece completamente de costas, sem demonstrar qualquer outra maneira de reconhecê-lo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Procurado pelo site, o Google confirmou a novidade e disse que os modelos de aprendizagem de máquina da plataforma foram melhorados para “agrupar pessoas com base em roupas e outras dicas visuais em fotos tiradas em um período de tempo semelhante”.

Ao que tudo indica, o Google Fotos agora consegue fazer a leitura de elementos como partes do corpo, vesturário e até mesmo padrões de imagens registradas anteriormente para sugerir quem são as pessoas nelas. Segundo a Gigante das Buscas, a melhoria foi pensada para ajudar os usuários a organizarem melhor suas pastas, embora o recurso pode não funcionar com 100% de precisão nesse primeiro momento e acabar sugerindo pessoas que não correspondam às que estão na imagem.

O Google também não disse nada à respeito da disponibilidade do novo recurso, mas é possível que a atualização esteja chegando aos poucos para o grande público. Vale frisar que o Google Fotos recebeu outras grandes melhorias recentemente, como um editor "mágico" com IA para deixar as imagens perfeitas e um efeito cinematográfico que pode ser aplicado em qualquer registro.

Fonte: Android Authority