Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google estuda novas formas de pré-visualização de páginas no Chrome

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Julho de 2023 às 19h10

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

O Google Chrome pode ganhar em breve um recurso para pré-visualizar páginas da web sem a necessidade de abrir os links durante a navegação. Segundo o pesquisador Leopeva64, que compartilhou a descoberta no Twitter, há algumas opções em estudo para pré-renderizar as páginas.

O documento obtido pelo pesquisador detalha algumas alternativas sobre como o recurso pode funcionar, incluindo: interagir e fechar para leitura rápida ou preencher formulários, abrir uma guia em primeiro ou segundo plano, ou ainda ver em uma janela lateral.

No tuíte, o usuário apresentou como a pré-visualização poderia funcionar no Google Chrome para desktop:

Continua após a publicidade

Janela e guias efêmeras no Chrome

A proposta de pré-visualização com maior detalhamento, no entanto, recebeu o nome de “Ephemeral Window and Tabs” (ou Janela e Guias Efêmeras, em tradução livre). Esse recurso é bastante similar ao que já existe no Google Chrome para Android com a ferramenta “Visualizar página”.

Ao tocar e segurar em um link durante a navegação, o Chrome para Android abre uma janela pop-up com opções de ações para abrir o link ou “Visualizar página”. Ao escolher essa ação, a página é pré-carregada em uma janela temporária de menor tamanho na parte inferior da tela.

Assim, é possível fazer uma leitura rápida da página ou conferir o conteúdo disponível sem precisar abrir de fato o link em uma nova aba. Na janela temporária, você encontra a opção para expandir em uma nova guia ou fechar a janela para retomar a leitura do site original.

A ideia é ampliar esse conceito para que as janelas e guias efêmeras possam ser utilizadas de múltiplas maneiras tanto no aplicativo para sistemas Android e iOS quanto no desktop. Não há, entretanto, uma previsão para o lançamento desse recurso para os usuários.

Veja também as novas opções de personalização visual que o Google Chrome recebeu em sua versão para PC.