Publicidade

Google Earth para Android ganha "viagem no tempo" em versão de teste

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Março de 2021 às 12h10

Link copiado!

Reprodução/Pplware
Reprodução/Pplware

O Google Earth para Android estaria prestes a receber uma das ferramentas mais interessantes do Google Earth Pro, versão de PC do explorador espacial: a “viagem no tempo”. O software aproveita o enorme acervo de registros feitos por satélites nas mãos do Google para apresentar o visual de um mesmo lugar em diversos outros momentos da história.

São registros que datam até a década de 1930 em algumas localidades excepcionais, como a cidade de San Francisco, EUA. As fotos demonstram mudanças drásticas no visual das cidades e, logicamente, avanço tecnológico nas câmeras que equipam os satélites em órbita — que anteriormente capturava exclusivamente em preto e branco — e podem ser encaradas como um Timelapse que vai além das décadas.

Continua após a publicidade

A novidade está em período de testes e foi incluída como uma “experimental preference” — seção que permite utilizar ferramentas ainda em desenvolvimento. Contudo, essas opções não são encontradas com facilidade, visto que é necessário um celular “rooteado” para isso.

O site XDA Developers, que pôde conferir a ferramenta antecipadamente, comenta que a experiência ideal é exclusiva para o território estadunidense, coberto por satélites por mais tempo e consequentemente com maior quantidade de registros. Contudo, não são todas as cidades que apresentam fotografias em alta qualidade, sendo algo restrito aos principais municípios do país.

Vale mencionar que a visualização em Street View conta com um recurso semelhante. Dentro dele, em qualquer uma das plataformas compatíveis, é possível conferir as fotos panorâmicas de cada uma das passagens do carro do Google. Os registros são mais recentes do que as fotos do século passado, logicamente, mas ainda assim são memórias interessantes que retratam bem a rotina anterior aos dias de hoje — como locais em construção, veículos mais comuns para época e praças públicas antes de reformas.

Por se tratar de uma ferramenta em testes muito bem escondida, não há previsão de lançamento para a versão estável do app para Android.

Continua após a publicidade

Fonte: XDA Developers