Publicidade

Google Duplex chega ao Brasil para automatizar chamadas de voz

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Junho de 2022 às 10h43

Link copiado!

Google
Google
Tudo sobre Google

O Google anunciou, nesta terça (14), a chegada da tecnologia Google Duplex ao Brasil. Apresentada ao mundo em 2018 durante a Google I/O, a ferramenta usa inteligência artificial e um riquíssimo banco de dados para automatizar ligações telefônicas a fim de realizar tarefas como atualizar informações de estabelecimentos comerciais na internet e comprar ingressos no cinema.

O Duplex usa conversação natural — como qualquer outro humano — para interagir em chamadas de voz. A primeira aplicação da ferramenta será na manutenção de informações de empresas no Perfil da Empresa, seção integrada ao Maps e ao buscador, em que serão ajustados detalhes sobre horários de abertura e fechamento de estabelecimentos cadastrados no Google.

Continua após a publicidade

Com a tecnologia em fase de testes, o Google afirma fazer cerca de 200 ligações por dia usando Duplex e mais de 50 mil empresas brasileiras já foram contactadas pela inteligência artificial.

Atendimento online

A segunda implementação, essa mais interessante para o público geral, é a automatização de tarefas por telefone para consumidores. Nesse caso, o Duplex atua de forma similar ao que foi apresentado na Google I/O 2019: fazendo, sozinha, a solicitação de serviços por telefone.

Continua após a publicidade

“O recurso irá permitir que pessoas comprem ingressos para sessões de cinema diretamente da Busca”, explicou o Google em material para imprensa. “Ao pesquisar por um filme em cartaz e, em seguida, clicar no horário da sessão desejada, aparece a opção de compra por meio do Assistente”, finalizou.

Essa função está em testes em parceria com a plataforma Ingresso.com, de venda de ingressos para cinemas parceiros presentes várias cidades brasileiras. Futuramente, esse mesmo recurso servirá para cidadãos consultarem o local de votação das eleições diretamente pela Busca, em que o Assistente (reforçado com o Duplex) dará um passo a passo para consultar informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Concluir tarefas online às vezes pode ser difícil e demorado. A simples compra de um ingresso de cinema pode exigir que você navegue por mais de dez páginas da web e preencha vários formulários com detalhes pessoais e de pagamento. Com o Duplex na Web, essas ações se tornam muito mais fáceis e rápidas”, disse o head de parcerias do Google Assistente na América Latina, Marco Oliveira.

Disponibilidade

Continua após a publicidade

Atualmente, o Google Duplex faz ligações em 11 países: Brasil, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Japão, México e Nova Zelândia. O Google não entra em detalhes quanto à disponibilidade do recurso, mas, considerando que o acesso a ele ainda é experimental, provavelmente o alcance da ferramenta ainda é limitado — portanto, é possível que somente uma parcela dos usuários tenha acesso ao recurso.