Qual a diferença entre Google Drive e Google One?

Por André Lourenti Magalhães | 18 de Fevereiro de 2021 às 19h40
André Magalhães/Canaltech

Google Drive e Google One são dois serviços oferecidos pelo Google que atuam com o armazenamento de arquivos em nuvem. Entretanto, mesmo que haja uma integração entre as plataformas, cada uma tem funções diferentes e é importante diferenciá-las.

Enquanto o Drive funciona como a plataforma de armazenamento e sincronização de arquivos, o One é responsável por ampliar o espaço de armazenamento para todos os aplicativos do Google, incluindo Gmail e Google Fotos. Quer aprofundar-se nas diferenças e particularidades de cada um? Saiba mais abaixo!

Google Drive e Google One: diferenças

O Google Drive é a plataforma de armazenamento e gerenciamento de arquivos em nuvem do Google. Usuários podem carregar pastas e arquivos nas contas, com sincronização online para acesso em diferentes dispositivos.

Além disso, o Drive tem suporte para aplicativos de edição, como o Documentos, Planilhas e Apresentações. Cada conta criada no Google recebe um perfil com 15 GB de espaço disponíveis para armazenamento no Drive, Google Fotos e Gmail. É nessa situação que entra o Google One.

O Google One é um serviço de assinatura para aumentar o espaço de armazenamento dos produtos da empresa. Com planos que variam entre 100 GB a 30 TB de espaço, o One amplia a capacidade de memória em nuvem para o Drive, Fotos e Gmail, além de realizar o backup de celulares pelo aplicativo (Android | iOS).

Google One aumenta o espaço de armazenamento nos serviços do Google (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A assinatura ainda rende outros benefícios, como a possibilidade de dividir o espaço adquirido com familiares, atendimento preferencial do Google, ofertas na Play Store e funções exclusivas no Google Fotos. Na versão para celulares, o app também oferece recursos para gerenciar a memória do aparelho.

Portanto, o Google One não interfere na maneira de utilizar o Google Drive, apenas expande a quantidade de arquivos que pode ser armazenada. Caso os 15 GB gratuitos não sejam suficientes, o usuário pode optar pelo One para adquirir mais espaço para sincronizar arquivos em nuvem e fazer backup.

Qual seu serviço favorito de armazenamento em nuvem? Comente!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.