Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual a diferença entre Google Drive e Google One?

Por| Editado por Bruno Salutes | 18 de Fevereiro de 2021 às 19h40

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

Google Drive e Google One são dois serviços oferecidos pelo Google que atuam com o armazenamento de arquivos em nuvem. Entretanto, mesmo que haja uma integração entre as plataformas, cada uma tem funções diferentes e é importante diferenciá-las.

Enquanto o Drive funciona como a plataforma de armazenamento e sincronização de arquivos, o One é responsável por ampliar o espaço de armazenamento para todos os aplicativos do Google, incluindo Gmail e Google Fotos. Quer aprofundar-se nas diferenças e particularidades de cada um? Saiba mais abaixo!

Google Drive e Google One: diferenças

Continua após a publicidade

O Google Drive é a plataforma de armazenamento e gerenciamento de arquivos em nuvem do Google. Usuários podem carregar pastas e arquivos nas contas, com sincronização online para acesso em diferentes dispositivos.

Além disso, o Drive tem suporte para aplicativos de edição, como o Documentos, Planilhas e Apresentações. Cada conta criada no Google recebe um perfil com 15 GB de espaço disponíveis para armazenamento no Drive, Google Fotos e Gmail. É nessa situação que entra o Google One.

O Google One é um serviço de assinatura para aumentar o espaço de armazenamento dos produtos da empresa. Com planos que variam entre 100 GB a 30 TB de espaço, o One amplia a capacidade de memória em nuvem para o Drive, Fotos e Gmail, além de realizar o backup de celulares pelo aplicativo (Android | iOS).

A assinatura ainda rende outros benefícios, como a possibilidade de dividir o espaço adquirido com familiares, atendimento preferencial do Google, ofertas na Play Store e funções exclusivas no Google Fotos. Na versão para celulares, o app também oferece recursos para gerenciar a memória do aparelho.

Portanto, o Google One não interfere na maneira de utilizar o Google Drive, apenas expande a quantidade de arquivos que pode ser armazenada. Caso os 15 GB gratuitos não sejam suficientes, o usuário pode optar pelo One para adquirir mais espaço para sincronizar arquivos em nuvem e fazer backup.

Qual seu serviço favorito de armazenamento em nuvem? Comente!