Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Canva Docs chega para concorrer com Google Docs e Microsoft Word

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Setembro de 2022 às 16h07

Link copiado!

Caio Carvalho/Canaltech
Caio Carvalho/Canaltech

O Canva lançou um novo produto para integrar design gráfico e criação de documentos num só lugar. O Canva Docs vai permitir o uso das ferramentas de criação para produzir relatórios, apresentações, artigos e o que mais você quiser.

A ideia é otimizar o trabalho para que você não precise fazer toda a parte textual e depois diagramá-la em um software de edição (ou vice-versa). Com os recursos a um clique de distância, o usuário pode redigir o conteúdo já fazendo a inserção de vídeos, fotos, GIFs, ilustrações e demais elementos visuais.

Continua após a publicidade

O Canva Docs permite arrastar qualquer imagem, vídeo ou outro elemento para a página, onde você pode editá-los. Quem já usou o editor gráfico original provavelmente se sentirá em casa lidando com esta versão.

O Docs vai permitir o acesso rápido a biblioteca do Canva com mais de 100 milhões de uteis para serem usados. Você poderá importar um banner, trazer formas geométricas ou usar uma das artes já existentes como ponto de partida do seu relatório de mídias sociais.

Canva Visual Worksuite

O Canva Docs fará parte do Canva Visual Worksuite, uma expansão do serviço para o consumidor final com fins profissionais. Segundo o cofundador e diretor de produtos Cameron Adams, a ferramenta é útil para "escrever notas de reuniões, criar documentos de estratégia de equipe e uma série de outros usos".

Continua após a publicidade

O que compõe o Canva Visual Worksuite?

A promessa é de uma ampla variedade de modelos, desde quadros mais descontraídos e tabelas e gráficos até estilos mais sisudos para apresentações estratégicas. Há um recurso chamado "Docs to Decks" que permite transformar o documento em uma apresentação de slides com apenas alguns cliques, sendo que toda a formatação e o layout de design podem ser gerados automaticamente.

Para otimizar a colaboração, o Canva Whiteboard oferecerá um imenso quadro branco para discussões e planejamento em tempo real, no qual todos poderão rabiscar, marcar e desenhar. Os usuários podem acessar o Whiteboard direto de uma apresentação, facilitando a pausa para uma sessão de brainstorming.

Continua após a publicidade

Esse recurso, semelhante a soluções do Google Meet, do Microsoft Teams e do Zoom, revela uma intenção de brigar também com os softwares de videoconferências. Falando em vídeo, está previsto o lançamento de um editor básico e notável recurso que permitirá a remoção do plano de fundo das imagens em movimento com um clique.

O Canva Presentations, uma solução inspirada no Power Point, foi atualizado para incluir um recurso chamado Remote Control. A ideia é permitir que as apresentações sejam feitas na tela, mas comandadas pelo celular. Você não vai mais precisar daqueles passadores de slide arcaicos nem de pedir para o "pessoal da TI" avançar ou retroceder.

O serviço deve contar ainda com um editor de sites, um contador de tráfego e um utilitário para imprimir suas criações. Este último é interessante para quem deseja criar camisetas, bonés, sacolas, calendários e outros tipos de materiais para impressão gráfica, mas não faz ideia de onde começar.

Continua após a publicidade

Canva em crescimento corporativo

O Canva foi lançado há 10 anos com o objetivo de democratizar o acesso aos softwares de design, geralmente caros e complexos. Com ferramentas mais intuitivas, o serviço possibilitou que pessoas com menos conhecimento técnico pudessem criar convites, cards para redes sociais, cartões de visita e outras artes simples.

Hoje, a plataforma tem mais de 87 milhões de usuários mensais, sendo 10 milhões assinantes pagos. Essa imensa base fiel fez com que a empresa fosse avaliada em US$ 40 bilhões (mais de R$ 207 bilhões), além de ter virado o software oficial de edição de grandes empresas como a Amazon.

Continua após a publicidade

Com o Canva Docs, a empresa australiana pretende declarar guerra a dois gigantes corporativos: Microsoft e Google. Aliás, o Microsoft Designer é uma resposta da companhia para competir com o Canva original. A luta não vai ser fácil, mas será tão assustadora para quem conseguiu rivalizar com a Adobe.