Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Docs tem bug que trava o app se você repetir uma palavra várias vezes

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Maio de 2022 às 13h03

Link copiado!

(Imagem: Damian Zaleski/Montagem: Kris Gaiato)
(Imagem: Damian Zaleski/Montagem: Kris Gaiato)

Um usuário descobriu um bug no Google Docs que trava o programa quando palavras são repetidas em sequência. Ele comunicou o Suporte do Google sobre a falha curiosa ao digitar a mesma palavra várias vezes como "and", "but" e "however".

A pessoa que enfrentou o problema disse ter escrito a palavra "and" ("E", em português) apenas cinco vezes, com letra maiúscula na primeira letra, espaço entre as palavras e ponto final após cada uma. Ficou dessa forma:

Continua após a publicidade

Como é possível notar, o programa apresenta um erro relacionado ao carregamento do arquivo, mesmo que nada tenha sido aberto. O usuário disse que o conteúdo foi perdido e app precisou ser recarregado no navegador. A falha foi inicialmente localizada por Eliza Callahan, uma poetisa que teria detectado o erro após escrever um texto com muitas repetições.

Logo após o relato, outras pessoas confirmaram ter tido o mesmo problema com frases repetitivas semelhantes. Foram usadas expressões diferentes na língua inglesa como “Also, Therefore, Anyway, But, Who, Why, Besides, However” e outros navegadores além do Chrome, como o Mozilla Firefox.

O que causou o travamento do Google Docs?

Embora a companhia não tenha entrado em detalhes sobre o que causou a falha, os usuários começaram a especular qual seria a causa. A teoria mais aceita é o uso da Markov Chain pelo Docs, uma técnica matemática para prever a próxima palavra usada para fins de preenchimento automático.

Continua após a publicidade

Como foi usado o termo "And" por cinco vezes seguidas, a próxima palavra dessa cadeia lógica seria outro "And", assim como a seguinte e todas as próximas sucessivamente. Cria-se então uma cadeia infinita de predições que ocupa a memória inteira e causa a falha. Isso faz muito sentido porque o bug afetava qualquer palavra repetida sequencialmente da mesma maneira.

Segundo um desenvolvedor do Google, o problema foi corrigido com rapidez após o post. Aparentemente, isso é verdade, pois o Canaltech tentou reproduzir com expressões em inglês e português, mas o programa não travou. Você já pode usar o programa sem o bug "Agora. Agora. Agora. Agora. Agora".

Fonte: Google Support