Google Docs e Gmail usarão IA para ajudar você na hora de escrever
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
Os programas do Google Workspace receberão um grande reforço com inteligência artificial generativa estilo ChatGPT. Em anúncio feito nesta terça-feira (14), a Gigante das Pesquisas mostrou como o modelo de IA para texto facilitará a rotina de quem trabalha diariamente no seu ecossistema, começando pelo Gmail e Google Docs.
- Google Trends muda página inicial e adota novo visual
- Google anuncia por engano fim do Grasshopper, app de ensino de programação
Assistente de escrita do Google Docs
A principal novidade do Google Docs para o consumidor final é o assistente de escrita. A ferramenta ajuda o usuário a desenvolver questionários, roteiros, descrições ou até projetos mais bem humorados (convites de aniversário, por exemplo) a partir de entradas simples, como "Descreva uma oportunidade de emprego como representante de vendas".
Na prática, é como se o usuário estivesse colaborando com algum colega de trabalho na elaboração de um documento — porém, do outro lado, há uma inteligência artificial. O resultado gerado pela IA pode ter tom ajustado na hora, permitindo variar entre versões do mesmo texto para melhor se enquadrar com a finalidade.
Se estiver difícil escolher um tom específico, o usuário pode optar pelo botão "Me sinto com sorte" para deixar a IA explorar as possibilidades e entregar, dentro do escopo solicitado, uma resposta em uma voz mais divertida.
IA do Gmail
No Gmail, a ferramenta com IA segue proposta semelhante: ajudar o usuário a fazer tarefas banais e recorrentes, mas com o poder de tecnologia generativa. Agora, além das sugestões de respostas e auxílio de escrita, a plataforma auxiliar você a elaborar uma boa resposta, ajustando o tom, tornando a conversa mais formal ou sintetizando melhor o assunto.
Em um exemplo, a função expandiu uma mensagem pequena e extremamente direta em algo mais apresentável e robusto. A revisão humana ainda é essencial, mas a IA poupou o usuário do processo de desenvolvimento manual do comunicado.
Além disso, o mesmo botão "Me sinto com sorte" estará disponível para os momentos de maior dúvida, então o usuário terá uma variedade de ferramentas à disposição para compor a mensagem ideal e sem gastar tanto tempo.
Uso com moderação
A ideia é dar ao usuário um pontapé inicial em um novo projeto, não substituir a criatividade e a especialidade do autor. No próprio anúncio, o Google ressalta que "IA pode errar em algumas coisas" ou precisa de uns toques humanos para entregar realmente o que se espera, portanto a supervisão de uma pessoa é indispensável.
Disponibilidade limitada
As ferramentas com inteligência artificial serão lançadas primeiro para o programa de experimentadores do Google, o Trusted Testers, começando nos Estados Unidos com usuários que falam inglês. Depois disso (mas sem especificar quando), as funções serão liberadas de forma ampla para "consumidores, pequenos negócios, companhias e instituições de ensino" em mais países e idiomas.