Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Chrome vai abrir links em janelas flutuantes no Android

Por| Editado por Léo Müller | 30 de Maio de 2024 às 08h58

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

O Google Chrome anunciou a chegada do recurso Minimized Custom Tabs (“Abas personalizadas minimizadas”, em tradução livre) no Android. A novidade permite abrir links que estão dentro de aplicativos e deixá-los em janela flutuante, no modo picture-in-picture — dessa forma, a pessoa pode deixar o site aberto enquanto navega pelo aplicativo. 

Em nota, o projeto Chromium informa que o recurso “permite que os usuários façam a transição entre o conteúdo da web e o app nativo sem esforço”. Antes, o Chrome abria links de apps com o WebView, que ocupava toda a tela e não oferecia um caminho rápido para voltar ao aplicativo original. Agora, há um atalho para manter os dois conteúdos na tela, sem que um atrapalhe a experiência do outro.

Continua após a publicidade

A janela flutuante mostra o ícone e o título da página da web, mas não permite ver o conteúdo no quadro minimizado. Por outro lado, é possível movê-la e ampliá-la por toda a tela, além de manter o atalho disponível enquanto navega em outras telas do Android — lembra o modo picture-in-picture, usado para reproduzir vídeos de forma suspensa no aparelho. 

Disponibilidade

O recurso foi liberado apenas para o Google Chrome, a partir da versão M124 para Android, e já está disponível para desenvolvedores que usam os Custom Tabs em seus respectivos sites. A desenvolvedora revela que "espera que outros navegadores adotem uma função similar".

Como usar a janela suspensa do Chrome

Veja como usar o novo recurso:

  1. Abra um aplicativo no Android;
  2. Acesse qualquer link dentro do app;
  3. Toque no ícone de seta para baixo na janela do navegador;
  4. Deixe a aba numa janela flutuante.

Se você usa o Chrome no computador, atualize o app: a empresa lançou um novo patch para corrigir uma falha de segurança de alto risco que afetava o navegador em Linux, macOS e Windows.