Publicidade

Aria | Opera passa a usar Gemini do Google na sua IA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Maio de 2024 às 12h49

Link copiado!

Divulgação/Opera
Divulgação/Opera
Tudo sobre Opera

A Opera anunciou uma parceria estratégica com o Google Cloud para integrar os modelos Gemini à sua IA nativa, a Aria, disponível em seus navegadores. A colaboração visa fortalecer as capacidades de processamento da IA, que se destaca por utilizar múltiplos modelos de linguagem através do motor multi-LLM Composer.

Esse motor tem a habilidade de selecionar dinamicamente o modelo mais adequado para cada tarefa com base na intenção do usuário. Com a integração dos modelos Gemini do Google, a Opera promete fornecer informações ainda mais precisas e de alto desempenho ao público.

Recursos de IA no Opera

Continua após a publicidade

A Opera também anunciou recentemente o programa de Atualizações de Recursos de IA, que permite que os entusiastas da tecnologia testem as mais recentes inovações em IA na versão Developer do navegador Opera One. O programa visa garantir que as pessoas tenham acesso às tecnologias mais recentes e possam contribuir para o desenvolvimento contínuo dos recursos de IA.

Com a parceria com o Google Cloud, a atualização mais recente do programa permite que os testadores experimentem a geração de imagens com o modelo Imagen 2 no Vertex AI e obtenham respostas em forma conversacional com o modelo de texto para áudio do Google.

O vice-presidente executivo de parcerias na Opera, Per Wetterdal, comentou em nota sobre a longa relação entre as companhias: “Nossas empresas têm cooperado por mais de 20 anos. Estamos entusiasmados em anunciar o aprofundamento dessa colaboração no campo da IA generativa para impulsionar ainda mais nossa gama de serviços de IA para navegadores”.

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

A diretora-geral da região nórdica do Google Cloud, Eva Fors, destacou a importância da parceria com a Opera: “Acreditamos que o futuro da IA será aberto, por isso estamos proporcionando acesso ao melhor da infraestrutura, produtos de IA, plataformas e modelos fundamentais do Google para capacitar as organizações a traçar seu caminho com a IA generativa”.

Veja também como utilizar a IA Aria para criar imagens no navegador Opera.