Publicidade

Chrome Beta já mostra os belíssimos e renovados widgets do Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Outubro de 2021 às 13h19

Link copiado!

Divulgação/Deepanker Verma/Pixabay
Divulgação/Deepanker Verma/Pixabay
Tudo sobre Google

Os novos widgets do Google Chrome para Android finalmente saíram da gaveta e começaram a ser testados entre usuários da versão beta do app. Já antecipados pelo Canaltech, os complementos colocam funcionalidades do navegador direto na tela principal do celular, até um atalho para o popular joguinho do dinossauro — o Dino.

As opções de widgets são bem variadas e compostas por diversos tamanhos, para não impor grandes desafios na hora de montar a grade da tela principal. Entre as alternativas estão o atalho para buscador, uma caixa com acesso rápido à guia anônima, a entrada de voz e o Dino; além disso, há um atalho para a pasta de favoritos do navegador.

Continua após a publicidade

Na versão Canary, onde foram apresentados, os complementos do Google mal funcionavam e eram basicamente compostos por placeholders (elementos “tapa buracos”). Contudo, não era difícil deduzir no que os widgets iriam se tornar, já que o Chrome para iOS já tinha as versões atualizadas há meses.

Boa parte das funções são atalhos, inclusive o joguinho: ao clicar sobre o widget, o Chrome é aberto já na página chrome://dino, pronto para a jogatina com o dinossauro. Na atual versão beta, não é possível redimensionar nenhum dos complementos, mas o canal Canary já adicionou esses ajustes mais finos (então é questão de tempo até o Chrome Beta também recebê-los).

Como ativar os novos widgets do Chrome

Continua após a publicidade

A adição faz parte da atualização mais recente do Chrome Beta, que está na versão 95. Para habilitar a novidade, cole os códigos chrome://flags/#enable-quick-action-search-widget-android e chrome://flags/#enable-quick-action-search-widget-android-dino-variant na barra de endereços, ative as funções e reinicie o navegador.

Se os recursos experimentais ainda não aparecem no seu aplicativo, talvez seja necessário atualizá-lo. Dá uma conferida na Play Store para baixar a compilação mais recente — se mesmo assim não aparecer, resta apenas esperar até que seja liberado.

Não deve demorar muito para o público geral ter acesso à novidade, considerando que ela já funciona bem na versão de testes. O Chrome agora adota um ciclo mensal de atualizações, então a versão 95 deve alcançar a fase estável já no mês de outubro.