Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome quer deixar web apps ainda mais parecidos com programas tradicionais

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Outubro de 2021 às 16h42

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

O Chrome prepara um novo recurso que pode deixar web apps com ainda mais cara de aplicativos completos: a capacidade de desinstalá-los a partir do painel de controle. A função foi encontrada em testes no canal Canary como um recurso experimental, meses depois de ter sido flagrada como uma opção bem escondida no navegador.

Além de colocar web apps no mesmo nível de aplicativos comuns, a adição em teste no Chrome também facilita o processo de desinstalação. Se tudo que for importante estiver no painel de controle, não vai ser muito difícil encontrar um web app que pode ser excluído direto dessa página.

Continua após a publicidade

No Microsoft Edge baseado no Chromium, motor de código aberto do Google, web apps já são incluídos no painel de controle por padrão há algum tempo. Neste caso, a adição se dá pela atenção da Microsoft com o navegador nativo do seu sistema operacional que, no Windows 11, mistura web apps com programas comuns na Microsoft Store.

Na versão estável do Chrome, a única forma de apagar um web app é a partir da página chrome://apps, acessível por meio do navegador, o que dificulta o acesso numa eventual limpeza do PC. A mudança, então, é muito bem-vinda para facilitar a manutenção do computador e para a consolidação de web apps.

Essa função apareceu pela primeira vez há meses e também no Chrome Canary, contudo era um recurso bem oculto no programa. Dessa vez, porém, a ativação se dá por uma opção no menu chrome://flags.

Continua após a publicidade

Se quiser experimentar, é necessário estar com a última versão do Chrome Canary, que deve chegar ao seu computador automaticamente ou por um download manual no site oficial. Certo de que o programa está atualizado, vá em chrome://#flags/#pwa-uninstall-in-windows-os para ativar o recurso (que só entrará em ação depois de reiniciar o navegador).

Fonte: TechDows