Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome SO ganha diversas novidades para celebrar seu 10º aniversário; confira

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Março de 2021 às 15h55

Link copiado!

Google/Divulgação
Google/Divulgação
Tudo sobre Google

Na última terça-feira (9), o Google começou de vez as celebrações por 10 anos de existência do Chrome OS. Os chamados Chromebooks, modelos pensados na integração com o ecossistema Google e na praticidade no dia a dia proporcionado pelo sistema, marcaram um segmento único e se tornaram especialmente populares entre estudantes de algumas partes do mundo.

Para comemorar a data, a Gigante das Pesquisas introduziu importantes recursos que podem aprimorar a experiência geral com o SO.

Phone Hub e Nearby Share

Continua após a publicidade

A primeira das novidades é quase como o Seu Telefone, do Windows 10, mas proporcionado pela forte integração do Chrome OS com o ecossistema Google. O Phone Hub, como é chamado nos Chromebooks, permite que o usuário controle funções chave do seu Android a partir de uma pequena seção disposta na barra de tarefas.

De lá, é possível acessar mensagens, acessar rapidamente as duas últimas páginas abertas no navegador nativo, silenciar o aparelho e conferir informações cruciais como porcentagem de bateria e nível de sinal. A integração também permite o compartilhamento de credenciais Wi-Fi, dispensando a configuração manual de conexão em cada dispositivo Android.

Continua após a publicidade

O Nearby Share finalmente estreia nos Chromebooks para viabilizar o compartilhamento rápido de arquivos. O “compartilhamento por proximidade” do Android é capaz de levar arquivos, contatos e mídias entre dispositivos próximos sem que esse processo exija passos desnecessários de pareamento ou limitações de cada um dos métodos de compartilhamento, como é o caso do Bluetooth, por exemplo.

Captura de tela e acesso rápido

A seção de Configurações Rápidas disposta na área de relógio e bateria do Chrome OS recebeu um botão relacionado à gravação de tela. A ferramenta cobre a tela rapidamente com uma sobreposição translúcida que dá destaque aos controles da captura de toda a tela ou de janelas específicas que da área de trabalho.

Continua após a publicidade

Ao lado dele, controles de mídia foram adicionados à seção. Aqui, o recurso é extremamente semelhante ao que há no Android: com poucos cliques, o usuário pode pausar, retroceder, avançar o que está sendo reproduzido ou fixar os controles em um botão dedicado na barra de tarefas.

Da mesma forma funciona o acesso rápido para arquivos importantes. A partir do explorador de arquivos, o usuário pode selecionar qualquer documento e levá-lo para uma seção dedicada. A janela especial segmenta cada um dos elementos fixados de acordo com seu tipo e localização no disco.

Área de transferência e o Google em um único clique

O Chrome OS aprimorou a área de transferência com o novo recurso nomeado Clipboard. A ferramenta permite que o sistema armazene os últimos cinco itens copiados durante a atividade e os disponibiliza no momento em que a combinação Everything Button + V, tradicional do sistema do Google, é acionada.

Continua após a publicidade

A seleção de texto também passou por um ligeiro retrabalho que amplia a presença do Google em tarefas banais do sistema. Quando selecionado e clicado com o botão direito, o Quick Answers leva respostas do Google para a ponta do mouse — incluindo informações úteis, como definições de dicionário, traduções para o idioma padrão ou conversão de unidades.

Conta escolar

Por fim, uma das adições finais em relação a qualidade da experiência geral é a preparação de uma nova máquina controlada por crianças. A partir das configurações iniciais, o adulto responsável pela criação pode adicionar a conta infantil gerenciada pelo Family Link e anexá-la ao acesso escolar do pequeno.

Continua após a publicidade

Isso une os privilégios da conta do responsável — sobre o monitoramento de atividades, determinação de horários de uso e compartilhamento de aquisições da Play Store — ao computador e, na mesma leva, prepara o computador para a atividade escolar da criança.

É válido ressaltar a celebração dos 10 anos na presença da rotina escolar por parte do Google. Em um vídeo promocional, a Gigante das Pesquisas exalta as conquistas da plataforma, sua vasta presença no mundo acadêmico, principalmente nos Estados Unidos, e os mais importantes avanços do Chrome OS para proporcionar conexão entre estudantes e professores em aplicativos e na integração do sistema.

Continua após a publicidade

Se dentro dessa década você nunca teve contato com um chromebook e gostaria de conferir se vale a pena adquirir um desses notebooks nos tempos atuais, o Canaltech preparou um vídeo especial que levanta cada um dos pontos positivos para a aquisição de um dos modelos.

Fonte: Google