Publicidade

Google Chrome deve permitir assinar documento PDF com caneta

Por  | 

Compartilhe:
Rubaitul Azad/Unsplash
Rubaitul Azad/Unsplash

Em breve, quem usa o Google Chrome não vai precisar recorrer a outros aplicativos para assinar ou fazer anotações manualmente em documentos em PDF. Isso porque o navegador prepara a chegada de um recurso que permite realizar anotações de forma nativa, usando uma caneta digitalizadora ou o dedo, por exemplo.

A novidade foi antecipada no X (antigo Twitter) pelo vazador conhecido como @Leopeva64. Trata-se de uma flag, ou seja, uma entrada no menu de ações extras do Chrome que indica o suporte à novidade.

O elemento está presente na versão 126 do Chrome Canary, a versão de testes mais instável do navegador. Ao acessar o menu chrome://flags, é possível ativar a opção “PDF Ink Signatures”, mas ainda não está disponível — ao ativá-la, a função não fica utilizável, o que indica uma fase de implementação ainda recente.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Sem depender de terceiros

A grande vantagem desse tipo de função é dar mais poder ao visualizador de arquivos PDFs no Chrome. O navegador já é capaz de abrir esse tipo de arquivo sem depender de outros apps ou sites para editar PDF.

Quando estiver funcionando, sempre que precisar colocar a sua assinatura em um arquivo do gênero ou mesmo realizar anotações manuais enquanto lê algo, bastará usar a própria ferramenta de edição do Chrome.

Quando chega?

Como o novo recurso ainda está em fase de implementação e não pode ser ativado mesmo na versão Canary, não há como saber quando ele será distribuído ao público.

Vale lembrar que não é incomum que recursos nessa fase sejam abandonados ou fiquem por meses em testes antes de sua liberação, então não há qualquer previsão a respeito disso.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*