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Google Chat vai evitar que funcionários compartilhem dados sensíveis de empresas

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

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Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google Chat ganhou um recurso para impedir o vazamento de informações importantes ou dados sensíveis de empresas. Os administradores de rede poderão estabelecer regras para evitar o compartilhamento de mensagens para usuários não autorizados.

Os gestores podem entrar na área de configurações do Chat e criar uma regra para barrar o envio de informações específicas, como números de CPF, cartões de crédito, números de RG e similares. Será possível ajustar níveis de ações, como meros avisos e bloqueio total do envio de textos, anexos e arquivos do Drive.

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O Google Chat também permitirá definir em quais locais a regra se aplica: conversas externas ou internas. É possível definir se isso valerá apenas para troca de mensagens individuais, bate-papo em grupo ou pelo Spaces.

Se alguma mensagem violar a regra, um aviso surgirá para avisar da impossibilidade de concluir o envio. O alerta fala que o conteúdo pode ter "conteúdo sensível" e que o compartilhamento de tais dados é proibido pelas políticas empresariais.

Preocupação com informações vazadas via Chat

Vazamentos de dados, acidentais ou maliciosos, são uma das principais preocupações de grandes, médias e até pequenas empresas. As regras de proteção de dados para o Chat ajudarão os administradores a criar uma estrutura mais forte em torno de dados confidenciais para evitar que informações pessoais ou proprietárias acabem em mãos erradas.

O recurso estará desativado por padrão e pode ser ativado no domínio. Para ativar, é preciso criar regras na área de Proteção de dados da central dos administradores da rede empresarial. Somente terão acesso os usuários do Google Workspace nas modalidades: Enterprise Standard, Enterprise Plus, Education Fundamentals, Education Standard, Education Plus, and the Teaching & Learning.

Por enquanto, a funcionalidade está rodando em modo beta aberta e deve levar até quinze dias para ser distribuída, o que significa que apenas os cadastrados no programa do Google poderão acessar. Concluídos os testes, é provável que o recurso chegue de modo estável para todos os usuários corporativos em algumas semanas.