Publicidade

Google Assistente vai aposentar o útil e pouco conhecido menu "Seu Dia"

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Março de 2022 às 17h08

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google decidiu interromper o suporte ao recurso "Seu dia" no app do Google Assistente. Um aviso na tela inicial começou a ser exibido e mostra que as atualizações do utilitário ainda serão executadas, como eventos de agenda, lembretes de aniversário e preços de ações.

Todas as opções vinculadas ao "Seu dia" ainda poderão ser acessadas ao interagir diretamente com o Google Assistente, como a definição de lembretes ou criação de rotinas. Isso pode ser bem menos prático do que ver tudo em uma exibição única de cartão, mas é parte da estratégia de fortalecer os comandos de voz.

Continua após a publicidade

O recado aponta para uma página de suporte do Google que traz mais detalhes sobre como acessar cada uma das funcionalidades do extinto recurso. Não foi definida uma data exata de quando haverá a aposentadoria definitiva, mas é provável que isso esteja próximo de ocorrer.

Essas são as atualizações que precisarão ser acessadas por outros produtos e recursos do Google Assistente:

  • Eventos da agenda;
  • Lembretes de aniversários;
  • Informações sobre ações;
  • Dados de voos e hotéis;
  • Resultados esportivos e informações sobre equipes;
  • Atualizações meteorológicas;
  • Listas de compras.

Fim do "Seu dia" era anunciado

Continua após a publicidade

Não é a primeira vez que a gigante das buscas ameaça retirar o utilitário do Assistente. No ano passado, ele sumiu algumas vezes do aplicativo do Google, o que deixou usuários incapazes de acessar os feeds configurados. Na época isso parecia um bug, mas agora está claro que se tratava de um teste para preceder a remoção definitiva.

Talvez você nunca tenha ouvido falar do "Seu dia", afinal ele ficava escondido na home do Google Assistente, local que pouca gente costuma frequentar. Inspirado no Google Now, a novidade trazia feeds contextuais e cartões informativos para ajudar quem precisava se informar rapidamente, uma ótima forma de se manter atualizado logo cedo.

Não há nenhuma previsão de que outro serviço o substitua, portanto é bom se acostumar a perguntar tudo para o Assistente. Parece que o cemitério do Google deve abrir as portas para receber mais uma solução morta precocemente.

Fonte: Google