Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Assistente pode repaginar recurso que informa sobre o que está na tela

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Maio de 2021 às 16h20

Link copiado!

Zoom
Zoom

O Google Assistente é uma das melhores ferramentas da gigante das buscas: supercompleta e acionável por botão ou voz. Antes de receber esse nome, contudo, quando ainda se chamava Google Now, o assistente virtual tinha um recurso que varria toda a tela e dava informações contextuais sobre o que encontrava — não era preciso, mas era conveniente.

Embora nunca tenha deixado de existir, agora parece que o Google deseja repaginar a funcionalidade. O recurso “O que está na minha tela?” tem aparecido e desaparecido para as pessoas como opção em testes realizados pela companhia. Ele pode surgir na tela inicial do assistente e, ao ser tocado, fornece dados relacionados ao que está em exibição na tela.

Esse recurso seria bastante útil quando se está com as mãos ocupadas, mas é necessário saber o que está em exibição na tela do celular. Ele poderia, por exemplo, fazer a leitura da notificação de um novo e-mail importante ou fornecer mais detalhes sobre a música que está tocando.

Continua após a publicidade

Por enquanto, ele só funciona quando você toca e mantém pressionado o botão Home e, em seguida, escolhe a opção para iniciar a varredura da tela, mas isso pode mudar.

Leitura de tela para todos

O portal XDA Developers descobriu traços do código no aplicativo de testes para Android. A companhia deverá trazer de volta as seções “Minhas ações” para a home e a contextualização do que é exibido na tela pode vir junto.

Continua após a publicidade

Por se tratar de uma versão de testes, a interface de usuário ainda está incompleta e os recursos não funcionam como o esperado. Mas é bacana ver que o Google pensa em trazer de volta essa função de modo mais efetivo, porque vai de encontro com os planos de expansão do assistente virtual, que segue a todo vapor.

Aqui no Canaltech, o recurso funcionou apenas de forma parcial: conseguiu identificar nomes de artistas e músicas no Spotify. No entanto, ele não é liberado para a maioria dos programas nem rodou durante a navegação pelo Google Chrome, por exemplo. Provavelmente isso ocorreu porque ainda não foi atualizado para a versão experimental.

Ainda não há previsão de lançamento e nem a certeza de que o escaneamento de tela vai mesmo chegar na versão final do Assistente. O jeito é aguardar por mais novidades e torcer para que ela apareça em uma das atualizações futuras.

O que você acha desse recurso? Terá utilidade prática ou não fará diferença? Deixe seu comentário.

Continua após a publicidade

Fonte: XDA-Developers