Imagens revelam Google Assistente com novo visual colorido

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Maio de 2021 às 11h55
Reprodução/Google

O Google Assistente pode ter uma nova interface de usuário em breve. A ideia é trazer um visual mais colorido e adaptável para aqueles que curtem uma aparência mais “diferentona”.

O portal XDA-Developers descobriu a novidade ao analisar o código de uma versão exclusiva para desenvolvedores. O aplicativo adota tons de azul e verde no plano de fundo conforme a escolha do usuário pelo tema claro ou escuro, apesar de não haver uma explicação sólida do porque essas cores.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Aparência do assistente ficará mais colorida (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

A suspeita é que esse seja um recurso para o tema “Monet”, do Android 12, que permite aplicar as cores do papel de parede a outros elementos da interface do usuário. Ele muda automaticamente a cor de fundo das notificações, das configurações rápidas, da tela de bloqueio e todas as demais janelas do sistema. O objetivo é deixar todo o sistema operacional com cores harmonizadas, seguindo uma paleta única de cores — se o seu fundo de tela for vermelho, por exemplo, os apps compatíveis com este recurso teriam toda a aparência tem tons avermelhados.

Como o sistema de temas muda a cor de destaque em muitas partes da IU, isso pode afetar a cor de fundo do Google Assistente também. Se isso se confirmar, não seria algo exclusivo do utilitário, mas, em razão da falta de informações mais concretas, será tratado como tal.

Outra novidade que pode chegar são os atalhos personalizados, chamados de "Minhas ações" nos dispositivo. Isso era uma especulação, mas as imagens revelam que o Google está mesmo trabalhando nesta melhoria. Com a nova possibilidade, dá para acessar os comandos mais executados com apenas um toque rápido na tela.

Pela imagem, parece que será possível configurar atalhos para o assistente (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Tudo isso foi descoberto em um celular Sony Xperia rodando o Android 11. De acordo com o XDA-Developers, o experimento tentou ser reproduzido no modelo Pixel 4, o aparelho oficial do Google, com o mesmo sistema operacional, mas não foi possível por alguma razão desconhecida.

Renovação do Google Assistente

A última atualização visual do Assistente havia ocorrido no começo de 2020 para trazer uma interface mais simples, compacta e adaptável ao modo escuro do telefone. Desde então, o app se mantinha com a mesma aparência. Com a proximidade do lançamento do Android 12, rumores de uma repaginação começaram a aparecer.

A aparência atual do Google Assistente é sóbria e compacta, localizada na metade inferior da tela (Imagem: André Magalhães/Canaltech)

O recurso é um dos mais apreciados e utilizados pelos donos do Android, especialmente aqueles que usam versões "limpas" do sistema. O assistente é a alternativa do Google aos também populares Alexa, da Amazon, e Siri, da Apple.

Ainda não dá confirmação de quando essas adições podem chegar (nem se elas vão aparecer) ou uma data estimada. O jeito é aguardar para ver se novas informações surgem por aí.

O que achou do visual colorido do Google Assistente? Comente!

Fonte: XDA-Developers

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.