Google Assistente agora permite customização dos “atalhos” de voz

Por Ramon de Souza | 02 de Setembro de 2020 às 22h20
Mitchell Luo
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

O Google parece não se cansar de aprimorar seu assistente digital. O pessoal do site Android Police percebeu recentemente que um novo recurso bem interessante está sendo testado aleatoriamente com alguns usuários do Google Assistente: os “Shortcuts” ou “Atalhos”, em português. Trata-se de uma funcionalidade similar à que já existe em alguns concorrentes do aplicativo como a Apple Siri e a Samsung Bixby.

Os atalhos do Assistente são simplesmente comandos de voz que podem ser editados livremente pelo usuário e servem para ativar determinada função de um aplicativo. O programa já conta com uma biblioteca vasta de atalhos, mas é possível criar novos ou até mesmo customizar os existentes de acordo com a necessidade. É necessário, porém, que o app em questão tenha suporte à feature.

Você pode, por exemplo, configurar para que o Assistente crie um novo tweet ao simplesmente dizer “Ok Google, novo tweet”; se quiser brincar um pouquinho, também seria possível nomear os atalhos com comandos enigmáticos que só você entenda. Outros exemplos fornecidos pela própria companhia incluem “Adicionar foto ao WhatsApp” para configurar uma nova imagem do seu perfil.

Imagem: Reprodução/Android Police

Infelizmente, por mais que ela esteja sendo testada tanto com a versão antiga quanto com a versão atualizada do Assistente (específica para alguns dispositivos da família Pixel) a novidade ainda não está disponível para todos os usuários e não há previsão para que ela seja liberada globalmente.

Fonte: XDA Developers, Android Police

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.