Google Agenda vai bloquear marcação de compromissos duplicados
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

O Google Agenda foi atualizado para identificar conflitos de datas e horários nos calendários do usuário. O serviço agora identifica todas as agendas vinculadas para não ocorrer a duplicação de compromissos ou agendamento de atividades para horas já preenchidas.
- Google Docs recebe suporte há recurso que muitos pensavam já existir
- Digitação por voz no Google Docs é aprimorada e virá para mais navegadores
Este era um recurso já existente para usuários de contas do Google Workspace (corporativo), mas que agora chega também para os demais. Se a pessoa tivesse uma conta pessoal e outra empresarial, não havia a sincronização das agendas, o que obviamente causava muito transtorno com duplicidade ou marcação errada.
Os calendários agora ficam centralizados e diferenciados por cores únicas. Quando um compromisso de trabalho estiver agendado, a ferramenta de marcação ficará impossibilitada naquele dia e horário, se já houver algo marcado em outra conta.
Caso a pessoa acredite haver algum engano, poderá desmarcar os calendários selecionados para ficar com apenas um. Esta escolha atrapalharia o objetivo desta funcionalidade, mas pode ser usada por quem quiser manter o estilo anterior.
Agenda do Google mais organizada
Essa mudança é feita do lado do sistema, o que significa que não é preciso atualizar o aplicativo para iOS ou Android para funcionar. O recurso também já será aplicado na versão web, acessível pelo navegador, em qualquer sistema operacional de computador.
Como mencionado, contas do Google Workspace já possuem a funcionalidade e outras devem ser incluídas a partir desta quarta-feira (25). As modalidades Essentials, contas pessoais e aquelas portadas da G Suite precisarão esperar até o dia 7 de fevereiro, quando se inicia a distribuição gradual para todos.
No final de dezembro de 2022, um bug do Gmail encheu o app Agenda de eventos de anúncios, ofertas e spam. A falha ocorreu por causa da ferramenta de criação automática de eventos, que acabou puxando uma série de "compromissos" inexistentes.