Publicidade

Gmail agora faz chamadas de voz e vídeo sem precisar do Google Meet

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Reprodução: Kon Karampelas/Unsplash
Reprodução: Kon Karampelas/Unsplash

O Gmail começou a receber uma funcionalidade para realizar chamadas de voz e vídeo no aplicativo de e-mails para iOS e Android. Essa é uma novidade exclusiva para ligações entre duas pessoas apenas, sem suporte a grupos, mas que pode agilizar bastante quem precisa de uma conversa rápida com um colega de trabalho ou um familiar.

Já era possível iniciar chamadas no aplicativo do Gmail, mas era necessário o envio de um convite para videoconferência via Google Meet, o que era trabalhoso e bem desnecessário para quem precisa apenas trocar algumas ideias breves. Agora, a companhia deve ressuscitar recursos do falecido Gtalk e inserir atalhos de telefone e vídeo no canto superior direito da cada conversa.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Essa era uma mudança já esperada, pois tem alinhamento com a proposta da gigante das buscas de transformar o Gmail em uma espécie de central de serviços de comunicação do Google. A ideia é redirecionar usuários para o app do Gmail, mesmo se a pessoa iniciar a chamada no Google Chat, para promover essa integração.

Quem acessa o software de gerenciamento de e-mails regularmente deve ter notado essa mudança de paradigma. O envio de correio eletrônico é apenas uma das guias no app, com divisão de espaço para o Chat, Spaces (serviço que lembra o Slack) e Meet. Essa nova proposta ajuda quem usa o serviço para fins de trabalho, porque centraliza em um único lugar várias ferramentas espalhadas.

Segundo o Google, todos os usuários do Workspace, G Suite ou contas pessoais conseguirão fazer as conferências pela área do Chat do app do Gmail. A liberação começou no último dia 6 de dezembro e deve se estender por até 15 dias, portanto, se ainda não apareceu para você, basta aguardar mais um pouco.

Fonte: Google