Publicidade

Criador de vídeos da OpenAI está mais realista, gera áudios e tem app próprio

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Reprodução/OpenAI
Reprodução/OpenAI

A OpenAI anunciou o Sora 2, nova versão do modelo de IA para criar vídeos, nesta terça-feira (30). O nível de realismo aumentou, enquanto a ferramenta consegue gerar clipes com áudio sincronizado e manter a aparência das pessoas.

Além de um novo modelo, o Sora ganhou um aplicativo próprio para iOS nos moldes de uma rede social e uma versão web (que pode ser usada por usuários de Android). Por enquanto, a novidade funciona apenas por lista de espera e código de convite.

A primeira versão do Sora foi lançada em fevereiro do ano passado e pegou o mercado de surpresa pela quantidade de detalhes preservados nos vídeos. Com a segunda geração, a OpenAI mira na sincronização de áudios (algo que já existe no rival Veo 3, do Google) e na capacidade de colocar a voz e a aparência dos usuários nos vídeos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O que há de novo

A desenvolvedora explica que o Sora 2 tem avanços consideráveis no controle dos takes e na noção física dos elementos e ambientes nos vídeos. A novidade consegue atender a pedidos que podem ser muito difíceis em outros modelos, como uma apresentação de ginástica artística ou retratar precisamente o impacto de uma pessoa sobre uma superfície flutuante.

O realismo impressiona ao criar cenas com pessoas, animais e elementos reais, especialmente ao mostrar a fisionomia humana. As pessoas perdem o aspecto de uma geração “3D” de outros modelos e contam com movimentos mais fluidos.

Pela primeira vez, os vídeos gerados no Sora podem acompanhar áudio sincronizado, ideal para narrações e até criações publicitárias. Com isso, a OpenAI fica no mesmo patamar do Google, que trouxe a novidade ao Veo 3.

O maior destaque talvez fique por conta dos Cameos: é possível criar vídeos com a própria identidade no Sora. Para isso, a pessoa tem que gravar um vídeo curto com áudio para que a IA identifique a voz e a fisionomia.

O usuário tem o controle de quem pode usar a própria imagem. É possível habilitá-la para uso individual, por amigos ou por todas as pessoas com acesso ao app.

Novo aplicativo

Continua após a publicidade

O modelo vem embarcado em um novo aplicativo, também chamado Sora. A plataforma vai funcionar como um espaço para criar e compartilhar os vídeos de Cameos numa rede social estilo TikTok.

De acordo com a empresa, o app conta com ajustes de segurança para impedir que vídeos com a aparência das pessoas sejam criados sem o consentimento delas ou em plataformas de terceiros.

O Sora 2 foi liberado inicialmente nos Estados Unidos e no Canadá, com versão web e aplicativo no iOS. Pessoas interessadas precisam entrar numa lista de espera e o acesso ocorre apenas por convite.

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO: Você sabe IDENTIFICAR um DEEPFAKE?