Publicidade

Gemini consegue resumir vídeos do YouTube e analisar o que há na tela do Android

Por  | 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

O assistente de IA do Gemini recebeu novas funções para analisar o conteúdo exibido na tela e até resumir vídeos do YouTube no Android. Agora, é possível abrir uma miniatura suspensa do chatbot e usar os comandos “Pergunte algo sobre esta tela” e “Fazer perguntas sobre este vídeo” em português.

A primeira opção permite perguntar qualquer coisa sobre o aplicativo ou a imagem aberta na tela: você pode pedir para a IA identificar algum aspecto específico de uma imagem ou pedir para resumir um texto aberto no momento, por exemplo. Ao ativar a função, o Gemini tira um print da tela e abre uma janela para digitar qualquer prompt de texto.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Já a opção de perguntas sobre vídeos está disponível no YouTube, mas é necessário ativar a extensão da plataforma no app do Gemini. O recurso pode ser usado para enviar qualquer prompt sobre um vídeo aberto que possui legendas disponíveis, com opções para pedir por um resumo das ideias gerais ou solicitar detalhes específicos da publicação.

As novidades foram anunciadas pela Gigante de Mountain View durante o evento Google I/O deste ano, mas só chegaram recentemente aos aparelhos Android. Em teste feito pelo Canaltech, ambas as funções estavam disponíveis na versão 15.33.38.28.arm64 do app do Google.

Como pedir para o Gemini analisar a tela do Android

Para ver se o seu aparelho já possui o recurso, é necessário abrir o Gemini e verificar se há um novo botão sobre o menu suspenso:

  1. Diga “ei, Google” ou mantenha pressionado o botão “Home” do Android;
  2. Acesse o Gemini;
  3. Toque em “Pergunte algo sobre esta tela” ou “Fazer perguntas sobre este vídeo” em vídeo do YouTube;
  4. Digite um prompt com o seu pedido;
  5. Aguarde a resposta da IA.

Aos poucos, o Gemini ganha mais ferramentas para se tornar um assistente completo no Android e a expectativa é de que isso aumente nos próximos meses.

No começo de agosto, o Google anunciou que o chatbot seria capaz de interpretar dados de vários produtos da empresa, como Maps, Drive e Gmail, além de executar funções básicas no sistema operacional — no entanto, as funções ainda não foram liberadas por aqui.

Continua após a publicidade

LEIA MAIS: