Gemini com lentidão? Usuários reclamam de instabilidade nesta quarta (10)
Por André Lourenti Magalhães |

O serviço de IA Google Gemini passa por instabilidades nesta tarde de quarta-feira (10), de acordo com relatos de usuários nas redes sociais. As principais reclamações envolvem lentidão e dificuldade para gerar imagens e vídeos.
Em teste feito pelo Canaltech, o assistente do Google conseguiu responder aos comandos em texto, mas não criou imagens. Numa das tentativas, feita com uma conta usuária do Google Workspace, a ferramenta informou que recebeu muitos pedidos no momento e por isso não atendeu ao prompt.
O site Downdetector, especializado em listar problemas em serviços digitais, mostrou um pico de reclamações por volta das 17h (horário de Brasília). A plataforma Google Trends registrou um aumento de interesse na pesquisa por “Gemini fora do ar”.
Usuários brasileiros no X relataram o problema na rede social. Além disso, comentários de outros países no Reddit também apontam a mesma situação:
Plataforma do Google não menciona instabilidade
Até o momento, o Google não menciona nenhum problema com o Gemini na plataforma de status do Workspace. O site do Google AI Studio também não registra uma eventual lentidão no serviço.
É provável que se trate de uma instabilidade temporária com a criação de imagens. Caso a situação não se resolva em breve, a alternativa é usar outros chatbots com a mesma função, como o ChatGPT e o Meta AI.
Leia também:
- Google detalha as diferenças entre planos do Gemini; entenda os limites de uso
- Carro em miniatura com IA: veja como fazer a ‘transformação’ no Gemini e ChatGPT
- Como usar a IA Gemini do Google | Guia Prático
VÍDEO: qual IA escolher?