Publicidade

Gemini chega ao Google Maps para você definir suas rotas com IA

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Divulgação/Google
Divulgação/Google

O Google Maps recebeu uma atualização que deixa o app mais inteligente e fácil de usar durante a direção. Com a integração do assistente Gemini, agora é possível conversar com o aplicativo por voz para fazer buscas, pedir informações ou relatar problemas no trânsito sem tirar as mãos do volante.

A ideia é tornar a experiência mais natural, como se o motorista tivesse um copiloto ao lado, segundo o Google. O Gemini entende perguntas mais complexas e pode responder com base no contexto. Dá até para pedir: “Tem um restaurante barato e vegano na minha rota?” e depois confirmar com “Ok, vamos para lá”.

O que mudou no Google Maps?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O novo Google Maps traz quatro grandes novidades com inteligência artificial para melhorar a navegação e a exploração de lugares.

Assistente Gemini na navegação

O Gemini agora ajuda em tempo real durante o trajeto.

  • Buscas mais completas: encontre locais com base em vários critérios, como tipo de comida e preço;
  • Integração com apps: adicione eventos no Google Agenda ou consulte notícias por voz;
  • Informações em tempo real: tire dúvidas sobre o destino ou o caminho;
  • Relatos rápidos: avise sobre acidentes ou congestionamentos dizendo frases simples, como “vejo um acidente”.

2. Navegação por pontos de referência

Em vez de instruções como “vire à direita em 150 metros”, o app vai indicar locais visíveis, como “vire à direita depois do Restaurante Thai Siam”. O sistema cruza informações do Street View e de milhões de lugares para deixar as orientações mais naturais.

3. Alertas proativos de trânsito

Continua após a publicidade

Mesmo sem uma rota ativa, o Maps pode avisar sobre congestionamentos, bloqueios ou acidentes próximos, ajudando o motorista a evitar atrasos.

4. Lens com Gemini

O recurso de câmera do Maps também ganhou o toque do Gemini. Ao apontar o celular para um local, é possível descobrir o nome do lugar, saber por que é famoso e até perguntar “como é lá dentro?”.

Quando as novidades chegam?

Continua após a publicidade

O recurso Gemini na navegação será liberado nas próximas semanas para todos os países onde o assistente está disponível, incluindo o Brasil. A novidade chegará tanto para Android quanto para iOS, e também será lançada em breve no Android Auto.

Já as demais funções, como navegação por pontos de referência, alertas proativos de trânsito e Lens com Gemini, estão sendo lançadas primeiro nos Estados Unidos. O Google ainda não informou quando esses recursos chegarão a outros países, como o Brasil.

Confira outros conteúdos do Canaltech:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Google Maps: Aprenda a Editar DIREITO (Sem Pernambuco em Pé!) 😂