Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gboard deve ganhar reforço de privacidade na área de transferência

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Agosto de 2021 às 18h13

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre Google

Na semana passada, a atualização mais recente do Gboard, o teclado virtual do Google, trouxe uma função que diferencia números de telefone e endereços de texto comum. Essa novidade permite, por exemplo, que você preencha formulários ou similares de forma mais rápida, contudo, a versão 10.9 traz uma configuração extra para desativar isso.

Quando você copia um trecho de texto, o próprio teclado consegue identificar se aquilo é um número qualquer, um telefone, um endereço físico ou e-mail e até uma URL de algum site. O Gboard separa isso em pequenas caixas de texto autônomas para o usuário decidir o que deseja colar.

Continua após a publicidade

Logo após a cópia, uma faixa de sugestões do teclado surge com cada dado guardado. Quem preferir pode colocar o texto inteiro, se esse for o objetivo, ou selecionar um a um o que deseja levar para o local.

Ainda não está muito claro porque as pessoas desligariam uma função que ajuda tanto na rotina, mas pode ter a ver com privacidade — imagine que você usa o celular perto de alguém e não quer revelar alguma informação sensível direto da Área de transferência. Com a última atualização, o recurso veio habilitado por padrão, mas o Google deve reverter isso com a nova versão.

Esta nova opção está disponível nas configurações da área de transferência, junto do recurso que trata das capturas de tela recentes. Este último ainda não foi amplamente inserido, por isso não dá para saber ao certo o que faz — pela descrição, parece tratar-se da cópia de imagens da tela para envio rápido em apps de chat ou anexar em sites.

Continua após a publicidade

O Gboard 10.9 beta está disponível apenas para testadores. Ainda não há uma data oficial de quando a nova versão será liberada para o público amplo.

Fonte: 9to5Google