Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Área de transferência do Gboard permitirá colar coisas de forma mais inteligente

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Julho de 2021 às 09h10

Link copiado!

Área de transferência do Gboard permitirá colar coisas de forma mais inteligente
Área de transferência do Gboard permitirá colar coisas de forma mais inteligente

O Gboard é um dos recursos do Google mais usados no mundo em razão da sua versatilidade e constantes melhorias. Prova disso é mais uma adição que promete tornar a área de transferência e o preenchimento automático de caracteres mais otimizados para detectar automaticamente trechos mais importantes de um texto copiado.

Ao tocar em um campo de texto, o teclado já oferecia imediatamente uma opção para colar o que você tiver acabado de copiar, como algum trecho de um livro ou o login e senha para adentrar em algum serviço.

Continua após a publicidade

Com base em inteligência artificial, o novo sistema conseguirá saber o que é mais importante daquele trecho copiado. Por exemplo: ao clicar em um campo de e-mail para preenchimento, se você tiver copiado dados de outra página que com várias informações, o teclado deve separar apenas o endereço virtual.

Pelo sistema atual, é necessário colar todo o conteúdo e depois excluir o que não interessa. Pelo novo Gboard, essa exclusão já seria feita de forma automática — se preferir, ainda será possível colar todo o conteúdo.

Segundo o Google, essa novidade também funcionará para hora e datas específicas. Assim, se a hora estiver colocada como XX:XX, ela será reconhecida como tal e interpretada deste modelo diferente. Caso o trecho esteja escrito como “encontre-me às 11”, o teclado não conseguirá entender que isso é um horário. Ainda assim, não dá para negar a relevância desta atualização.

Continua após a publicidade

Para acessar as sugestões, será necessário fazer a habilitação manual no Gboard. Basta acessar o menu Configurações, clicar em Área de Transferência e depois escolher a opção “Mostrar texto e imagens copiados na barra de sugestões”.

Ainda não está claro se essa será uma novidade implementada a todos ou somente para um grupo seleto. De todo modo, é interessante manter a versão mais atualizada do aplicativo e dar uma checada nas configurações para ver se ela surge.

É usuário do Gboard? Compartilhe conosco sua experiência e como essa adição vai impactar na sua rotina.

Fonte: Android Police