Área de transferência do Gboard permitirá colar coisas de forma mais inteligente

Área de transferência do Gboard permitirá colar coisas de forma mais inteligente

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Julho de 2021 às 09h10

O Gboard é um dos recursos do Google mais usados no mundo em razão da sua versatilidade e constantes melhorias. Prova disso é mais uma adição que promete tornar a área de transferência e o preenchimento automático de caracteres mais otimizados para detectar automaticamente trechos mais importantes de um texto copiado.

Ao tocar em um campo de texto, o teclado já oferecia imediatamente uma opção para colar o que você tiver acabado de copiar, como algum trecho de um livro ou o login e senha para adentrar em algum serviço.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Com base em inteligência artificial, o novo sistema conseguirá saber o que é mais importante daquele trecho copiado. Por exemplo: ao clicar em um campo de e-mail para preenchimento, se você tiver copiado dados de outra página que com várias informações, o teclado deve separar apenas o endereço virtual.

Pelo sistema atual, é necessário colar todo o conteúdo e depois excluir o que não interessa. Pelo novo Gboard, essa exclusão já seria feita de forma automática — se preferir, ainda será possível colar todo o conteúdo.

Segundo o Google, essa novidade também funcionará para hora e datas específicas. Assim, se a hora estiver colocada como XX:XX, ela será reconhecida como tal e interpretada deste modelo diferente. Caso o trecho esteja escrito como “encontre-me às 11”, o teclado não conseguirá entender que isso é um horário. Ainda assim, não dá para negar a relevância desta atualização.

O Gboard reconhecerá horários (Imagem: Reprodução/Android Police)

Para acessar as sugestões, será necessário fazer a habilitação manual no Gboard. Basta acessar o menu Configurações, clicar em Área de Transferência e depois escolher a opção “Mostrar texto e imagens copiados na barra de sugestões”.

Ainda não está claro se essa será uma novidade implementada a todos ou somente para um grupo seleto. De todo modo, é interessante manter a versão mais atualizada do aplicativo e dar uma checada nas configurações para ver se ela surge.

É usuário do Gboard? Compartilhe conosco sua experiência e como essa adição vai impactar na sua rotina.

Fonte: Android Police  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.