14 funções do app Saúde do iPhone que você precisa conhecer
Por Lucas Wetten • Editado por Bruno Salutes |

O aplicativo Saúde, nativo nos sistemas iOS e watchOS, apresenta muitas funcionalidades interessantes relacionados à saúde do usuário do iPhone e do Apple Watch. Mesmo que você não possua o relógio, ainda assim, o app pode te proporcionar dados relevantes do dia a dia, como distância percorrida, estimativa de passos dados, análise de sono, e até mesmo monitoramento do volume dos seus fones de ouvido.
- Como usar o app Saúde do iPhone: o guia completo
- Como compartilhar dados de saúde do iPhone com familiares e médicos
Todos os recursos exibidos a seguir podem ser ajustados para exibir apenas o seu dia, a semana, o mês, os últimos seis meses ou até mesmo todo o ano, basta selecionar na área superior da tela.
App Saúde do iOS
Confira abaixo sete funcionalidades que o app Saúde fornece ao usuário do iPhone, independentemente de você ter um smartwatch da Apple ou não:
1. Distância a pé e correndo
Você consegue metrificar quantos km percorreu a cada dia do seu ano, incluindo tanto corridas, como caminhadas do cotidiano, e verificar a sua média de km diária no período selecionado.
2. Passos
Mais do que km percorridos, você também consegue mensurar o número aproximado de passos dados no seu dia ou a média do período selecionado. Naturalmente que, apesar de ser apresentado como um número exato, trata-se apenas de uma estimativa do que o iPhone pôde calcular pela distância percorrida.
3. Lances de escada
Caso você se exercite ou tenha o costume de subir escadas no cotidiano, como no seu condomínio ou no prédio do trabalho, também é possível mensurar em torno de quantos lances de escada você tem subido no período selecionado.
4. Peso
A função de acompanhamento de peso permite que você, ao inserir dados periodicamente no app, possa ter uma visão mais ampla do monitoramento do seu peso. Por se tratar de uma inclusão de dados manual, você pode fazer isto de forma retroativa, adicionando dados que você possua anotados em outro app, em um bloco de notas, ou onde for.
5. Sono
Ao configurar o Modo Sono no seu iPhone, você pode conferir uma média de como tem sido o seu tempo na cama, identificado pelo celular como o momento em que você o deixa de lado com o modo ativado, e depois quando o pega ao acordar. Caso você possua também um Apple Watch, esta função ganha ainda mais recursos, pois o relógio consegue identificar quando você se mexe e se move na cama.
6. Níveis de exposição ao som de fones de ouvido
Ao utilizar fones de ouvido no seu iPhone, como os próprios EarPods, algum modelo dos AirPods ou mesmo de outra marca, o app Saúde identifica e alerta se o volume definido for considerado demasiado alto por até sete dias consecutivos, o que pode causar danos sérios aos seus ouvidos.
7. Níveis de exposição ao som ambiente
A função Audição permite que o iPhone também analise o som do ambiente ao seu redor, identificando quando o número de decibéis captado puder ser prejudicial aos seus ouvidos. Caso você possua AirPods Pro ou Max, com o Modo Ambienta ativado, o som ambiente captado também é analisado pelo recurso.
App Saúde do watchOS
Caso você possua também um Apple Watch, veja a seguir mais sete recursos interessantes que o watchOS agrega ao aplicativo Saúde do iOS:
1. Atividades físicas
Os famosos círculos coloridos do app Fitness podem ser detalhadamente visualizados no app Saúde, lembrando que a cor vermelha representa a caloria gasta em movimentos gerais, a cor verde simboliza o tempo de exercícios físicos praticados e a cor azul é o número de horas do dia que você ficou em pé, pelo menos por um momento dentro de cada hora registrada.
2. Calorias e energia ativa
Os movimentos podem ser analisados mais minuciosamente, com o número de calorias gastas por dia ou pelo período selecionado. Importante mencionar que se tratam de movimentações gerais do seu corpo no dia, não se limitando apenas aos registrados durante exercícios físicos.
3. Exercícios físicos
Já a seção de exercícios analisa o tempo que você registrou atividades físicas, seja pelo app Exercício do Apple Watch ou por outros apps baixados, contanto que estejam devidamente configurados para vincularem os dados registrados de seus treinos com o app Fitness.
4. Horas em pé
Também é possível visualizar uma média de em torno de quantas horas por dia você tem se levantado e ficado em pé. Como se sabe, este registro do Apple Watch refere-se a um momento de cada hora do dia em que você se levantou.
5. Batimentos cardíacos
Os seus batimentos cardíacos, registrados pelo Apple Watch, também podem ser visualizados e monitorados dia por dia no app Saúde. Ao selecionar um tempo maior, o aplicativo mostra o intervalo entre os batimentos mais baixos e altos registrados no período definido.
6. Atenção Plena
Caso você utilize o app Atenção Plena, seja para Respirar ou Refletir, os minutos contabilizados também são registrados no app Saúde, mostrando quais foram os dias em que você utilizou o recurso.
7. Lavar as Mãos
Para finalizar, também há o registro de todas as vezes em que a função Lavar as Mãos foi ativado para contar o tempo que você dedicou em lavar as mãos. Ao selecionar um período, é exibida a média diária do tempo de duração e do número de lavagens.