Fotos duplicadas no celular? Saiba como apagar usando este aplicativo

Fotos duplicadas no celular? Saiba como apagar usando este aplicativo

Por Matheus Bigogno Costa | 05 de Maio de 2020 às 21h00
DPReview

Atualmente, ter a memória do celular limpa é uma tarefa difícil, pois, volta e meia, os usuários acabam se deparando com fotos duplicadas em seus dispositivos, sem saber a sua origem. Isso acaba acontecendo porque as imagens podem ter sido utilizadas e replicadas por outros apps ou foram baixadas mais de uma vez por alguma rede social. 

O grande problema é que as fotos duplicadas acabam consumindo maior armazenamento interno e não liberam espaço que poderia ser utilizado para baixar outros aplicativos ou até mesmo armazenar outras imagens.

Confira neste tutorial como utilizar o Remo Duplicate Photos Remover para identificar e remover todas as fotos duplicadas em seu celular. O procedimento foi realizado em um celular equipado com o sistema operacional Android, porém, ele também poderá ser feito em dispositivos iOS.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como apagar fotos duplicadas

Passo 1: baixe e instale em seu celular o Remo Duplicate Photos Remover acessando a Play Store ou a App Store.

Baixe e instale o Remo Duplicate Photos Remover da PLay Store ou da App Store (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: abra o app e permita que ele acesse as fotos e arquivos de mídia de seu dispositivo.

Permita que o app acesse fotos e outros arquivos de midia de seu celular (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: na tela inicial, clique em “Verificar” e espere o app fazer a varredura de seu celular.

Clique em "Verificar" para iniciar a verredura por fotos duplicadas (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: o app fará a verificação de quantas fotos duplicadas foram encontradas. Clique em “Ok” para continuar.

Após a varredura ter sido feita, clique em "Ok" para continuar com o processo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: o app irá exibir a aba de fotos idênticas, porém, você também pode acessar fotos que são semelhantes utilizando o menu superior. Caso você não queira que determinada imagem apareça na próxima varredura de fotos, selecione-a e clique no ícone de “Olho riscado”, situado à esquerda do menu inferior.

Clique no ícone de "Olho riscado" à esquerda do menu inferior para que a imagem seja ignorada (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 6: para que a foto não seja incluída em verificações futuras, clique em “Ok”. Este processo não irá excluir as imagens de seu aparelho.

Clique na opção "Ok" para que a foto não seja incluída nas próximas verificações do app (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 7: a aba "Semelhantes" irá exibir imagens que são visualmente parecidas entre si, então, fique atento, pois estas imagens podem não ser duplicatas. Para excluir uma imagem, selecione os arquivos e clique no ícone "Lixeira", situado à direita do menu inferior.

Para excluir as fotos, selecione-as e clique no ícone de "Lixeira" no canto inferior direito (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 8: confirme que você quer excluir as imagens, clicando em “Sim”.

Confirme que você quer excluir as imagens clicando na opção "Sim" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 9: o app irá perguntar se você quer procurar outros tipos de arquivos que foram duplicados. Caso clique em “Sim”, você será direcionado para baixar outro app da mesma empresa. Caso não queira, clique na opção “Fechar”.

Você pode verificar se há outros arquivos duplicados, ou pode clicar em "Fechar" para continuar (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 10: clicando no ícone de “Três pontos” no canto superior esquerdo, você terá acesso a mais opções e ainda pode ter acesso a quantas fotos duplicadas você já deletou utilizando o app.

Você pode ver quantas fotos foram deletadas clicando no ícone de "Três pontos" no canto superior esquerdo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Pronto! Com o processo finalizado, agora você pode fazer uma limpa de suas fotos duplicadas para liberar espaço de armazenamento em seus dispositivos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.