Veja como liberar bastante espaço no seu Android

Por Sérgio Oliveira

Com bastante folga, o Android é o sistema operacional móvel mais popular do mundo. Porém, isso não necessariamente significa que ele está isento de falhas e uma das principais reclamações do usuário é a de que, com o tempo, o sistema entope o armazenamento interno do smartphone, deixando o aparelho lento e travando.

E esse é um problema que está diretamente associado ao gerenciamento de arquivos do Android, que não faz lá muito bem o seu trabalho. Tanto é que basta instalar um app gerenciador de arquivos para perceber a quantidade de lixo e arquivos temporários que o sistema deixa armazenado no dispositivo móvel, o que contribui para a lentidão e os travamentos que assombram grande parte dos usuários.

Por sorte, resolver isso tudo é muito fácil e algumas ferramentas ajudam no processo de liberar espaço no seu Android e fazer com que ele volte a funcionar lisinho. Basta seguir as dicas abaixo para se livrar desse sufoco. Confira:

Limpando o cache do sistema

Para agilizar algumas rotinas de processamento, o Android acaba armazenando alguns arquivos com as rotinas mais executadas pelo usuário na memória. O problema é que essa sensação de rapidez que o sistema cria custa alguns bons gigabytes de armazenamento, o que pode comprometer o funcionamento de alguns aparelhos mais modestos.

Felizmente fazer a limpa disso tudo é bem fácil. Basta acessar o menu "Configurar" e tocar na opção "Armazenamento e USB".

No menu
No menu "Configurar", busque pela opção "Armazenamento e USB" na seção "Dispositivo" (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Em seguida, selecione "Interno" e role a tela até o fim, onde deve constar a opção "Dados em cache". Observe que logo abaixo dessa opção deve aparecer quantos MB ou GB a funcionalidade está devorando do seu smartphone.

Observe quanto de espaço os dados em cache estão ocupando no seu Android
Observe quanto de espaço os dados em cache estão ocupando no seu Android (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Toque sobre a opção e um pop-up deve surgir perguntando se você quer mesmo limpar o cache do sistema. Confirme a operação tocando em "OK" e pronto! Você terá liberado um bom espaço no seu Android.

Limpando os arquivos multimídia

Em tempos de WhatsApp, Telegram e Messenger, todo mundo sabe que uma quantidade absurda de arquivos é enviada e recebida todos os dias -- principalmente se você participa de dezenas de grupos. E são justamente aqueles GIFs de "Bom Dia" aparentemente inocentes que você recebe de todo mundo assim que acorda que podem dizimar o bom funcionamento do seu Android.

Se você nunca atentou para isso e jamais fez uma limpeza nos arquivos desde que comprou esse celular que está aí na sua mão, então chegou a hora de fazer faxina. E um dos melhores aplicativos para auxiliar nisso é o ES File Explorer, que pode ser baixado na Play Store.

Com ele você tem uma visão panorâmica de como estão as coisas no armazenamento interno do seu Android e no cartão microSD, se tiver um. Toque na opção de armazenamento interno e procure pela pasta do WhatsApp.

Nela, perceba que há duas pastas, "Databases" e "Media". Toque e segure sobre a segunda e logo em seguida toque no ícone dos três pontinhos na parte inferior direita. Por fim, selecione a opção "Propriedades" para saber quanto espaço as imagens, vídeos e áudios que você recebeu estão consumindo.

Com o ES File Explorer você pode ver quanto cada pasta no sistema está ocupando do seu armazenamento
Com o ES File Explorer você pode ver quanto cada pasta no sistema está ocupando do seu armazenamento (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Caso a situação esteja crítica, acesse a pasta "Media" e analise quais conteúdos você quer excluir para liberar espaço no seu Android. Agora tenha cuidado e lembre-se que depois de os arquivos serem excluídos não tem mais volta. Então uma boa ideia é fazer o backup das coisas mais importantes no seu computador ou na nuvem.

Ciente disso, toque e segure sobre a pasta de arquivos que você quer excluir e depois selecione a opção "Apagar" na parte inferior da tela.

Depois de fazer backup, você pode excluir as pastas com arquivos multimídia dos seus mensageiros instantâneos para liberar mais espaço no seu Android
Depois de fazer backup, você pode excluir as pastas com arquivos multimídia dos seus mensageiros instantâneos para liberar mais espaço no seu Android (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Esse é um processo que pode ser repetido tanto para o Telegram quanto para o Messenger e qualquer outro mensageiro instantâneo que você utiliza. No geral a dica é esta: sempre fique de olho nos arquivos que você recebe e faça uma limpeza regularmente para manter uma folga no armazenamento do seu Android.

Faxina pesada e otimização da inicialização

Limpar o cache e excluir arquivos multimídia que ficam entulhando o sistema é um bom começo e pode melhorar a vida de muitos. O problema é que tem muita gente que sofre com problemas de desempenho pela quantidade excessiva de arquivos temporários de navegação na internet e lixo deixado para trás por aplicativos que já foram desinstalados. E isso exige uma limpeza mais profunda no Android.

Há uma série de aplicativos que prometem ajudar nessa tarefa, mas a nossa dica é o All-in-One Toolbox, que pode ser baixado na Play Store. Com ele você poderá não só fazer uma limpeza mais profunda no seu dispositivo, como também executar algumas otimizações que ajudarão ele a iniciar mais rápido.

All-in-One Toolbox fornece uma gama de ferramentas que podem melhorar o desempenho do seu Android
All-in-One Toolbox fornece uma gama de ferramentas que podem melhorar o desempenho do seu Android (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Já na tela inicial, toque na opção "Clean" para fazer uma faxina daquelas. O All-in-One Toolbox analisará o seu dispositivo e indicará quanto de espaço você pode liberar excluindo alguns arquivos. Em alguns casos, chama atenção a opção "Restos de Apps", que são arquivos que o Android não exclui quando desinstalamos um aplicativo e eles ficam apenas ocupando espaço.

Para acabar com essa bagunça, selecione o que você quer limpar e depois toque em "Clean" na parte inferior da tela.

A opção Clean faz uma verdadeira faxina nos arquivos temporários, thumbnails e restos de apps esquecidos pelo Android no seu smartphone
A opção Clean faz uma verdadeira faxina nos arquivos temporários, thumbnails e restos de apps esquecidos pelo Android no seu smartphone (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Com isso você já deve ter ganhado alguns bons gigabytes de armazenamento. Porém, é possível que você ainda esteja sentindo uma certa lentidão principalmente na hora do Android inicializar. Mas tem como consertar isso.

De volta à tela inicial do All-in-One Toolbox, selecione a opção "Acelerar inicialização". A tela que aparece exibe todos os aplicativos que são inicializados com o seu aparelho, o que pode acabar comprometendo o desempenho dele.

A dica aqui é deixar habilitados apenas aqueles que você julga essencial, como por exemplo o WhatsApp, o Facebook, Messenger e afins. Aplicativos secundários, que raramente você usa, podem ficar desativados aqui.

Aqui você pode definir quais aplicativos irão inicializar com o aparelho, de maneira a otimizar o tempo de boot do aparelho
Aqui você pode definir quais aplicativos irão inicializar com o aparelho, otimizando o seu tempo de boot (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Feito tudo isso, você deve ter liberado muito espaço no seu Android e notar uma boa melhoria no desempenho dele. Gostou das dicas? Tem algum outro conselho para dividir com o Canaltech? Então deixa seu comentário na caixinha aqui embaixo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.