Aprenda como localizar e excluir arquivos duplicados em seu computador

Por Redação

Provavelmente o disco rígido do seu computador está cheio de arquivos duplicados. Mesmo que você se considere bem organizado, isso acontece. Ter os mesmos documentos em mais de um diretório diferente ocupa o dobro de megabytes de armazenamento interno, o que é um desperdício de memória útil. Quanto mais tempo de uso uma máquina tem, maiores são as chances disso acontecer. Isso é super normal, não se preocupe.

No entanto, é muito trabalhoso ficar por horas verificando manualmente pasta por pasta do seu computador até achar arquivos duplicados, que podem estar alojados em algum canto que você nem imagina.

Existem programas próprios para essa finalidade que são recomendados para resolver o problema. Um deles é o dupeGuru. Ele é um software totalmente gratuito e que já tem muitos anos de tradição. Lançado em 2004, ainda hoje se mostra bastante eficiente.

Você pode fazer o download gratuitamente clicando aqui se você usa Windows ou aqui se você usa Mac OS 10.6. O programa é bastante simples e intuitivo.

Baixe então o programa e siga esse passo a passo:

Passo 1. Ao abri-lo, basta clicar no botão "+" para adicionar as pastas que você deseja verificar.

dupeguru

Passo 2. Em seguida, clique em "Scan" Para que o dupeGuru realize o procedimento.

dupeguru

Depois aguarde alguns minutos - esse tempo vai depender do tamanho dos diretórios selecionados. Ele então vai exibir uma lista com os arquivos duplicados encontrados.

dupeguru

Passo 3. Você deve então selecionar os documentos que deseja excluir, e, através do menu "Actions", escolher a opção "Send Marked to Recycled Bin". Os arquivos vão então ser enviados para a Lixeira. Se você quiser, poderá depois eliminá-los de forma permanente limpando tal diretório.

dupeguru

Também é possível mover, clicando na opção "Move Marked to", ou copiar, clicando na opção "Copy Marked to", os arquivos duplicados selecionados e movê-los ou copiá-los para outra pasta. Ou você pode também abri-los através de outro software, clicando em "Open Selected with Default Application" se deseja conferir manualmente se o documento é desnecessário ou não.

Pronto! Com esse programa você pode liberar muito espaço em seu HD.