Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Flipside | Instagram testa perfil secundário na conta principal

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Janeiro de 2024 às 16h19

Link copiado!

June Aye/Unsplash
June Aye/Unsplash
Tudo sobre Instagram

O Instagram começou a testar uma nova área privada que permite criar uma espécie de perfil secundário na conta principal da rede: seria possível ter um feed alternativo de publicações, escolher quem pode ver os conteúdos e até mudar a foto da conta. A novidade, que estava em desenvolvimento desde o ano passado, recebeu o nome de Flipside e foi liberada a um grupo seleto de usuários. 

De acordo com um vídeo publicado pelo especialista em redes sociais Matt Navarra, tudo o que envolve a conta secundária é sinalizado com um ícone de chave, acessado ao abrir o perfil principal e deslizar a tela para baixo. No momento de criar uma publicação, o app dá a opção de escolher a audiência que pode vê-la: todos os seguidores ou apenas o grupo do Flipside. 

Continua após a publicidade

Uma descrição do Instagram revela que o recurso “permite que os usuários criem um novo lado privado ao próprio perfil, onde podem postar fotos mais sinceras e pessoais para um grupo seleto de amigos”.

E os amigos próximos?

O Instagram já possui uma forma de limitar a audiência de quem vê os posts de cada pessoa com a lista de amigos próximos para Stories, Reels e Feed, mas o Flipside tenta suprir outra demanda da rede social: muitas pessoas optam por criar um perfil secundário para ter um acervo pessoal e evitar a exposição pública (os chamados “finstas”), mas isso requer um novo login e senha. 

Dessa forma, pessoas com perfis profissionais e influenciadores poderiam ter uma versão “low profile” da rede, com liberdade para escolher quem pode ter acesso ao conteúdo e desenvolver um feed próprio. Os amigos próximos, por outro lado, não apresentam essa flexibilidade.

Continua após a publicidade

Ainda em testes

Por enquanto, o recurso foi encontrado apenas por um grupo limitado de testadores e ainda não há previsão oficial da chegada à versão estável do Instagram.