Firefox tem novo visual revelado em propostas da Mozilla

Por Rubens Eishima | 27 de Janeiro de 2021 às 07h30

A Mozilla prepara uma atualização radical para o design do Firefox no desktop, mas só agora surgiram as primeiras imagens da reforma proposta para o navegador. As ilustrações, publicadas pelo site Techdows, mostram mudanças na barra de abas, endereços e alguns menus do programa para PCs.

Segundo o site, as imagens foram obtidas no documento com a proposta para a reformulação visual, ainda não disponível nas versões de teste do Firefox (Beta, Dev ou Nightly). A mudança começa já no assistente de criação de perfil, exibido após instalar o navegador pela primeira vez.

(Imagem: reprodução/Mozilla)

A tela apresenta um visual mais leve do que o atual Firefox, com sugestões para importação de favoritos, histórico e logins/senhas de outros navegadores.

Outra imagem indica que o menu principal (também chamado de menu hamburguer, devido às três linhas verticais) deverá ser combinado com o menu de perfil do usuário. A janela apresenta menos ícones e oferece inicialmente apenas os recursos mais utilizados, com um visual menos poluído que os dois menus atuais.

Menu principal passará a englobar as opções de perfil (Imagem: reprodução/Mozilla)

A tela principal altera o visual da barra de abas, que adotam um visual com bordas mais arredondadas. A proposta indica que a Mozilla avalia uma combinação de cores mais clara, como opção (ou substituição) ao atual padrão do visual Photon, adotado na reformulação da versão Quantum, em 2017.

Botões da barra de abas ganham uma leve curvatura nas bordas (Imagem: reprodução/Mozilla)

Para a tela de nova aba, o Firefox deve oferecer um painel de personalização simplificado, substituindo o atual ícone que leva o usuário para a janela de configurações do navegador. O novo menu proposto apresenta sugestões e exemplos visuais, no lugar da atual lista em texto.

Tela de nova aba ganha personalização aprimorada (Imagem: reprodução/Mozilla)

A reforma gráfica do Firefox ainda não tem data definida para lançamento, com boatos indicando sua chegada com a atualização 89 do programa, prevista para maio.

Fonte: Techdows

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.