Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Firefox 84 traz abas em grade no Android e suporte ao novo chip da Apple

Por| 16 de Dezembro de 2020 às 16h10

Link copiado!

Divulgação/Mozilla
Divulgação/Mozilla
Tudo sobre Mozilla

A Mozilla disponibilizou o Firefox 84 para desktops e celulares, mantendo a cadência de lançamentos mensais durante este ano complicado. Os destaques da última atualização de 2020 são uma nova opção de listagem de abas no app para Android, além do suporte nativo aos novos computadores da Apple equipados com o chip M1.

A nova atualização é a última com suporte oficial ao plug-in Adobe Flash, conforme anunciado anteriormente — o complemento deixará de ter correções de segurança neste final de ano. Além disso, mais combinações de hardware, tanto no Linux quanto no macOS e no Windows, utilizarão o sistema de aceleração gráfica WebRender.

No desktop, a principal notícia é a disponibilidade de uma versão otimizada para o processador Apple M1, estreado nas linhas MacBook e MacMini no mês passado.

Continua após a publicidade

Segundo a Mozilla, o uso do navegador otimizado para as CPUs Apple Silicon — em vez da versão x86 com a camada de compatibilidade Rosetta2 — oferece um aumento de desempenho de até 2,5 vezes.

A atualização para o Firefox otimizado deve ser instalada automaticamente, segundo a Mozilla. É necessário, porém, forçar o fechamento do navegador — que pode ser feito clicando no comando “Encerrar” no menu do app, ou então com o atalho de teclas Command + Q.

Visualização em grade no Android

Continua após a publicidade

Para o navegador nos celulares Android, a principal novidade é a opção de exibir as abas abertas em grade. O recurso complementa a atual exibição em lista e, dependendo do dispositivo usado, mostra uma prévia maior da página — mas deixa de fora a informação sobre o domínio/endereço original.

Como ativar a visualização em grade

Passo 1: atualize o Firefox para a versão 84 (Play Store);

Passo 2: toque no botão para visualização das abas;

Continua após a publicidade

Passo 3: toque no menu de três pontos;

Passo 4: selecione “Configurações de abas”

Continua após a publicidade

Passo 5: escolha a opção “Grade” sob a seleção “Visão de abas”.

O novo modo funciona tanto na orientação vertical (retrato) quanto na horizontal (paisagem). A quantidade de páginas listadas em cada linha e coluna pode variar, dependendo da proporção e resolução de tela do tablet ou celular.

Continua após a publicidade

A 84ª versão do Firefox inclui ainda as últimas correções de segurança e estabilidade em todas as plataformas. Nos desktops, caso o navegador não se atualize automaticamente, é possível baixar o instalador no site oficial.

Fonte: Mozilla (1, 2)