Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Firefox tem mudança no modo privado e vira alvo de queixas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Junho de 2024 às 17h20

Link copiado!

Reprodução/Firefox
Reprodução/Firefox

A atualização para o Firefox 127 trouxe mudanças positivas, mas também causou uma pequena dor de cabeça aos desenvolvedores. Em fóruns da Mozilla, utilizadores reclamaram de uma alteração que impede a junção das janelas do modo privado em um único ícone da barra de tarefas. Após as queixas, a organização vai reverter a mudança.

Alteração no Firefox 127 gera reclamações

As críticas são voltadas à versão 127, liberada em 11 de junho com inicialização automática no Windows. Na ocasião, a Mozilla removeu a opção “browser.privateWindowSeparation.enabled” que ajusta o comportamento do navegador na barra de tarefas ao abrir uma janela anônima.

Continua após a publicidade

Basicamente, essa definição do browser separa as janelas de acordo com a instância — ou seja, um ícone para a navegação “normal” e outra para o modo privado. Ao desativá-la, é possível unificar as instâncias em um único emblema na barra de tarefas, por exemplo.

A remoção não foi reportada nas notas de atualização. Após a atualização, diversos usuários relataram em fóruns da Mozilla que a opção não funcionava mais, e até buscaram formas para retornar à geração anterior do navegador para trazer a função de volta.

“Após uma atualização recente do Firefox (minha versão atual está listada como 127.0), elas não parecem mais ter nenhum efeito, tornando o novo comportamento a única opção”, disse uma pessoa no fórum de suporte da Mozilla. “Eu preferiria pelo menos recombinar os ícones da barra de tarefas para navegação padrão e privada em um único ícone.”

Também há menções ao caso em outro fórum da Mozilla. Pouco após o lançamento da atualização, outro usuário informou que o ajuste foi removido do navegador na versão 127. “Agora, as janelas privadas e normais do Firefox têm seus ícones separados na barra de tarefas do Windows”, aponta o comentário no Mozilla Connect.

Mozilla vai trazer definição de volta

Após as manifestações, a Mozilla pretende reverter a decisão. Em uma publicação no Mozilla Connect, um funcionário informou que a organização “ouviu todos os feedbacks” e vai trazer a definição de volta, mas sem informar quando a mudança seria implementada.

Além disso, o recurso permanecerá ativado por padrão, assim como acontecia nas versões anteriores do Firefox. Dessa forma, para manter as janelas unificadas, será necessário alterar as configurações do navegador para desativar a opção.