Firefox 127 chega com inicialização automática no Windows
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |

A Fundação Mozilla lançou uma nova atualização do navegador Firefox, a versão 127, com funções inéditas e melhorias em alguns recursos do aplicativo. Entre as novidades estão a capacidade de iniciar automaticamente o navegador ao ligar o computador com Windows, um novo comando para fechar abas duplicadas e aprimoramentos de segurança.
Para atualizar para a versão 127, basta acessar o menu do Firefox, selecionar "Ajuda" e depois "Sobre o Firefox".
Novidades no Firefox 127
Um dos destaques da versão 127 é a possibilidade de configurar o Firefox para iniciar automaticamente sempre que o Windows for ligado ou reiniciado. Essa função visa eliminar atrasos na inicialização do navegador e facilitar o acesso imediato à web.
Outra novidade é o comando "Fechar abas duplicadas", disponível no widget "Listar todas as abas" na barra de abas ou no menu de contexto de uma aba. Com um simples clique, é possível fechar todas as abas duplicadas em uma janela para melhorar a organização e a gestão das abas abertas.
O Firefox 127 também oferece melhorias em segurança ao exigir autenticação através da senha do sistema ou biometria ao acessar e preencher chaves armazenadas no Gerenciador de Senhas do Firefox. O recurso chega tanto para Windows quanto para o sistema macOS.
Melhorias no Firefox 127
A ferramenta de captura de tela integrada ao Firefox foi atualizada com a possibilidade de realizar capturas nos formatos SVG e XML. Além disso, o recurso ganhou novos atalhos de teclado, suporte a modos de alto contraste, compatibilidade com temas e melhor desempenho para capturas de tela grandes.
Outros destaques do Firefox 127 incluem:
- Pré-busca de DNS: o Firefox agora otimiza a pré-busca de DNS para documentos HTTPS através do padrão rel="dns-prefetch", permitindo que desenvolvedores especifiquem domínios importantes que devem ser resolvidos antecipadamente;
- Atualização de conteúdo misto: elementos de imagem, áudio e vídeo embutidos em páginas HTTPS serão automaticamente atualizados de HTTP para HTTPS, se suportarem o protocolo seguro. Caso contrário, esses elementos não serão carregados.
Recentemente, o Firefox confirmou alguns novos recursos que vão chegar ao navegador a partir do ano que vem: os destaques incluem abas verticais, agrupamento de abas e uma opção para gerenciar perfis no app de forma nativa.