Firefox para Android finalmente vai simplificar a instalação de extensões

Por Rubens Eishima | 21 de Janeiro de 2021 às 13h30

O processo de instalação de extensões no Firefox para Android receberá uma mudança importante a partir da versão 85. No lugar de usar o gerenciador de complementos do app, os usuários poderão baixar as ferramentas diretamente do site addons.mozilla.org, adotando o fluxo já padronizado no navegador para desktops.

O Firefox para Android passou há alguns meses por uma completa reformulação, que causou a quebra de compatibilidade com centenas de extensões existentes. Aos poucos, algumas delas estão sendo atualizadas para as novas versões do app, mas o processo de instalação exige o uso do gerenciador de extensões, o que confundiu usuários de longa data do navegador.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

As versões de teste do Firefox para Android já ofereciam uma opção para burlar o requisito, permitindo instalar os complementos a partir do site que lista os add-ons do navegador. Segundo Caitlin Neiman, chefe da comunidade de complementos da Mozilla, a partir do Firefox 85, previsto para ser lançado segunda-feira (25), a opção estará liberada para todos os usuários.

Além disso, Neiman anunciou que o próximo passo para o Firefox Android é otimizar o desempenho dos complementos no celular. Na versão 85, o navegador deve trazer uma opção para reverter as configurações de página inicial e nova aba de uma extensão sem desativá-la.

Fonte: Mozilla

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.