Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mozilla aposenta versão do Firefox em realidade virtual

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Fevereiro de 2022 às 16h55

Link copiado!

Reprodução/Mozilla
Reprodução/Mozilla
Tudo sobre Mozilla

A Mozilla encerrou o Firefox Reality, a versão do navegador adaptada para headsets de realidade virtual. O programa permitia acessar páginas web assim como no computador, mas com ajustes especialmente projetados para o controle baseado em movimento.

Lançado em 2018, o Firefox Reality tinha como objetivo mesclar a internet bidimensional com experiências tridimensionais, tais como a visualização de fotos panorâmicas, modelos 3D (móveis, bichinhos e objetos, por exemplo) e jogos de navegador projetados para realidade virtual. Essa promessa, porém, não se cumpriu totalmente.

Continua após a publicidade

Nas próximas semanas, o Firefox Reality será retirado das lojas em que estava disponível para download. Aos órfãos do programa, a Mozilla recomenda que experimentem o navegador de código aberto Wolvic, desenvolvido pela empresa Igalia — ele tem como base o mesmo código fonte do Navegador da Raposa em RV.

“O projeto Firefox Reality foi criado com objetivos semelhantes, para dar aos usuários alguma escolha e garantir que o acesso aberto e ilimitado à web permaneça forte nesses dispositivos [de realidade virtual]. Essas ideias são fundamentais para o que fazemos na Igalia, por isso estamos entusiasmados por poder levar a tocha adiante para alavancar no trabalho de criar um navegador, o Wolvic”, disse o Developer Advocate da Igalia Brian Kardell.

Naturalmente, quem usa o Firefox Reality atualmente poderá continuar com o navegador, mas isso pode ser arriscado no ponto de vista da segurança online. Sem suporte, possíveis brechas no programa não serão devidamente corrigidas e isso naturalmente expõe o usuário a ameaças recentes.

Se estiver interessado no Wolvic, confira mais informações sobre o navegador direto do site oficial da Igalia. O app será lançado em breve.

Continua após a publicidade

Fonte: TechCrunch, Mozilla