Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Firefox 125 traz marcação de texto no leitor de PDF

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Abril de 2024 às 15h24

Link copiado!

Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech
Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech
Tudo sobre Mozilla

A Mozilla começou a distribuir, nesta terça-feira (16), a versão final do Firefox 125. Com a atualização, o navegador ganha uma ferramenta para marcar textos no leitor de PDFs nativo, facilita o acesso a sites copiados na área de transferência e traz suporte ao codec AV1.

Firefox 125 entra na sala

O grande diferencial da atualização gira em torno do leitor de arquivos PDFs embutido no navegador. Agora, os usuários conseguem selecionar trechos do documento e fazer um grifo em cinco opções de cores: amarelo, verde, azul, rosa e vermelho. O marcador, no entanto, está sendo liberado gradualmente aos usuários.

Continua após a publicidade

A barra de endereços, que agora tem acesso à área de transferência, também ganhou reforços. Ao copiar um link, como “canaltech.com.br”, você não precisa mais colar ou pressionar o atalho CTRL + V. No lugar, basta escolher a sugestão “Abrir endereço da área de transferência” e aguardar o site ser carregado.

Além disso, o navegador ganhou suporte ao codec AV1, que oferece mais eficiência na compressão de mídias. O navegador também recebeu um recurso para bloquear download de fontes consideradas potencialmente inseguras, opção para ativar o Web Proxy Auto-Discovery (WPAD) e solução de bugs e falhas de segurança.

Como atualizar o Firefox

Continua após a publicidade

Realize o passo a passo a seguir para atualizar o Firefox:

  1. Abra o Firefox no seu computador;
  2. Entre no menu do navegador;
  3. Clique em “Ajuda” e acesse a opção “Sobre o Firefox”;
  4. Atualize o navegador.

Após a instalação, salve seus dados e reinicie o navegador. Cabe ressaltar que o procedimento pode ser diferente em computadores com distribuição Linux e o sistema de pacotes utilizado para a instalação do navegador, como o Snap, Flatpak e afins.