Fim dos filtros, Edits e mais: 10 novidades do Instagram em 2025
Por Bruno De Blasi |

O Instagram trouxe várias mudanças ao longo de 2025. Além do fim dos filtros feitos por usuários, a rede social ganhou um editor de vídeos próprio, o novo feed “Amigos”, contas para adolescentes com controle parental, aplicativo para iPad e outras novidades neste ano.
- Como usar o Instagram | Guia Prático
- 15 anos de Instagram: 8 coisas que você não sabia ou não se lembra mais
10 novidades do Instagram em 2025
A seguir, confira:
- Remoção dos filtros feitos por usuários
- Contas de adolescente
- Edits
- Reels secretos
- Aba “Amigos”
- Transcrição de áudio
- App para iPad
- Repost de vídeos
- Mudanças no visual
- Mapas
1. Remoção dos filtros feitos por usuários
O ano começou dando adeus aos filtros de câmera feitos por usuários para os stories. A medida foi anunciada na virada de 2024 para 2025, e ocorreu devido ao fim do Meta Spark.
O recurso foi removido em meados de janeiro, mas não afetou os efeitos criados pela Meta e parceiros.
2. Contas de adolescente
A Meta também liberou as contas de adolescentes do Instagram para os brasileiros neste ano. A ferramenta permite criar perfis com proteções extras pré-definidas, como definir quem pode enviar mensagens, proteger posts e interações, entre outros recursos.
O recurso ainda oferece aos pais e responsáveis meios para administrar a conta remotamente e controlar o tempo de uso da rede social.
3. Edits
O Instagram ganhou o seu editor de vídeos oficial: o Edits. A ferramenta chega para competir com o CapCut, criado pela dona do TikTok, e ajuda os usuários a preparar conteúdos para o Reels.
Entre os principais recursos, estão a integração direta com a rede social da Meta, o editor organizado em camadas de linha do tempo, opção para exportar os vídeos em até 4K sem marcas d’água, organização por projetos, área de insights de publicações e muito mais.
4. Reels secretos
Ainda sobre Reels, o Instagram liberou uma opção para criar publicações “secretas”. Trata-se de vídeos que ficam escondidos atrás de uma trava, mas sem ocultá-los totalmente do perfil, e que oferece uma nova forma de engajamento para criadores, artistas e afins.
Para acessá-los, é preciso digitar uma senha que destrava o Reels.
5. Aba “Amigos”
A aba “Amigos” é outra novidade de 2025. Nela, você consegue visualizar os conteúdos que foram curtidos e compartilhados por perfis que você segue, a fim de facilitar a interação com quem você segue no Instagram.
No entanto, nem todo mundo gostou da ideia – mas você consegue limitar o compartilhamento de atividades no Reels através das configurações da redes social.
6. Transcrição de áudio
Assim como no WhatsApp, a Meta levou a transcrição de áudio nativa para as mensagens do Instagram. Funciona assim: ao receber um recado, é possível acionar um mecanismo da IA para você conferir o conteúdo sem precisar ouvi-lo.
O aplicativo também recebeu o suporte para mensagens de voz maiores e um atalho para seguir um grupo inteiro nas DMs.
7. App para iPad
Após anos de espera, a Meta, enfim, liberou o aplicativo do Instagram para iPad. Com a estreia, a empresa dá fim à restrição que permitia o acesso à rede social apenas pelo navegador, que não oferece a mesma experiência do app para Android e iOS.
O download é realizado pela App Store.
8. Repost de vídeos
O Instagram seguiu o X (ex-Twitter) e disponibilizou um botão para repostar um vídeo do Reels. Com a opção, a rede social não apenas exibe os vídeos compartilhados no seu perfil como apresenta para seus seguidores no feed.
Contudo, as publicações são apresentadas apenas em uma aba específica no perfil. Dessa forma, a visualização geral permanece focada em conteúdos feitos pelo próprio usuário.
9. Mudanças no visual
A Meta aplicou algumas mudanças no visual do Instagram ao longo do ano. A começar pelo novo feed com posts na vertical, dando um adeus às miniaturas quadradas usadas desde o lançamento do aplicativo.
Os menus da plataforma também foram reorganizados, dando prioridade aos Reels.
10. Mapas
No exterior, a rede social ganhou uma opção para os usuários compartilharem a sua própria localização com seguidores. A novidade funciona de maneira similar ao Swarm, antes conhecido como Foursquare, e opera através de um mapa interativo.
Por enquanto, o recurso não tem previsão para ser lançado no Brasil.
Leia mais:
- Como crescer no Instagram? | 10 dicas de especialistas em redes sociais
- Como deixar o Instagram mais seguro | 7 dicas
- Afinal, ainda vale a pena usar hashtags no Instagram?
VÍDEO: A função de repostar chegou ao Instagram! #Shorts